sábado, 31 de janeiro de 2009

O AMOR...

Escrevi este desabafo há uns anos atrás e partilho-o com Vocês na Série "Pensamentos & Desabafos". Já algum tempo que não publicava textos deste género, mais interior, mais filosófico...

O AMOR

O Amor tal como a Vida, é apenas um conjunto de encontros e desencontros, paixões, afinidades, traições e ódios, felicidades e infelicidades.

Ações e pensamentos esses que nos fazem ser aquilo que hoje somos, em relação aos nossos ideais bem como nas atitudes que tomamos em determinados momentos da nossa vida. Atitudes que nem sempre são coerentes com a nossa forma de estar mas que a maioria das vezes teem de ser tomadas para não corrermos o risco de ficarmos para trás na nossa evolução como pessoas, podendo esse crescimento não ser feito da melhor forma que seria o ideal e sendo apenas o espelhar de outras tantas situações que nos moldaram até chegarmos ao que somos de neste momento, pois a Vida e o Amor são uma constante escalada de aprendizagem e conhecimento onde nada nem ninguém pode afirmar que tudo sabe, pois ao cairmos na tentação de afirmarmos que tudo sabemos, só demonstramos ainda mais a nossa ignorância e incapacidade de aprender e de evoluir.

O amor pode ser encarado também como uma forma de estar, sendo assim, quem vive desta forma, vive numa (aparente) felicidade, pois apesar de se estar feliz, o mundo não pára de girar. E se não evoluirmos nesse e com esse sentimento estamos sujeitos a ficar ultrapassados, pois estamos constantemente em prova absoluta desse nosso amor, bem como na mira de eventuais “aproveitadores de situação” que mais nada querem senão tomar o que é “nosso” porque nos invejam, porque apesar de ninguém ser dono de nada, ao sentirmo-nos ligados a algo, inconscientemente o tomamos como adquirido sem que ninguém tenha ou possa alcançar essa fonte de “prazer”.

O que é o Amor afinal ?!

Senão a fonte de um prazer imensurável, e um sentimento que nos percorre e entorpece o corpo, pois quem ama e se sente amado, vive numa constante alienação porque mais nada vê senão a fonte desse amor, ficando inebriado e cego quando se é correspondido por tal sentimento, porque somente esse alguém nos parece importar e o resto das coisas são de importância menor. E desta maneira corremos riscos que em outras situações ou alturas não correríamos e ficamos sujeitos a cometer erros de avaliação e atitudes insanas e a cair em tentações que tantas das vezes nos são prejudiciais. Mas mais nada importa, pois estaremos em busca desse sentimento viciante ( porque o amor actua como uma droga ao elevar-nos os nossos níveis de dopamina e ao produzir endorfinas que se encarregam de nos dar essa sensação de bem-estar que nos vicia e tolda a mente e o espírito); que queremos e desejamos que não acabe nunca, pois mesmo que nos adormeça para a realidade aguça-nos “outros “sentidos e dá-nos novas perspectivas sobre a vida. Ao estarmos felizes queremos que a nossa cara-metade se encontre feliz também, e para tal, temos de criar condições para que seja possíveis a manutenção e estabilidade dessa felicidade; pois só a custo de recuos e avanços pode progredir uma relação que tenha como base um futuro e uma vida em comum, pois se não for com estas perspectivas o que sentimos não é amor, mas sim paixão; E esta sim é uma das maiores “dores de cabeça” do ser humano, pois cria-nos fantasias do que será a vida, mas que na realidade não passam apenas dos nossos desejos reflectidos em alguém e que com o passar do tempo esses desejos e anseios acabam por desvanecer porque a paixão é um sentimento irreal e temporal, coisa que o amor não é!

Através da paixão pode-se atingir o amor, mas o caminho inverso é quase impossível, pois a chama doce e calma do amor é diferente da chama quente e violenta da paixão e só com paciencia e disponibilidade se conseguem fundir. Pois o amor é sentido de uma forma real e é intemporal na nossa mente e nas experiências vindouras, sendo que a cada nova relação ou conquista se compare (in)conscientemente todas as experiências anteriores, o que geralmente acaba por ser um erro tremendo pois essa comparação pode influir negativamente na relação que se tenha de momento; porque apesar de ser possível evitar erros passados, todas as pessoas são diferentes e temos de olhar para cada uma das situações como novas situações, porque só desta forma podemos evoluir e fazer evoluir o nosso amor.

Nunca e de modo algum poderemos por a outra pessoa num patamar acima de nós, o que acontece a grande maioria das vezes, para que não se passem situações de abusos e de intolerâncias, porque que pensa que ocupa um lugar cimeiro ou de destaque, muitas das vezes é inobservante em relação aos sentimentos da outra pessoa e pensa que de tudo pode, o que não se enquadra com a verdadeira filosofia do amor, onde impera um clima de respeito mutuo e de confiança plena, para além das demais responsabilidades e “obrigações” a que estamos sujeitos ao assumirmos uma relação. Porque quando assumimos uma relação é porque já passamos a fase da descoberta e que gostámos do que vimos e que nos sentimos preparados para algo mais forte, consistente e importante e acima de tudo perspectivamos um futuro com essa pessoa; caso contrário mais vale andar a saltitar de paixão em paixão, porque apesar de não nos preencher, sempre vamos aprendendo algo com isso (para além de passarmos uns tempos agradáveis) até que o amor apareça e encontrarmos a/o “the one and only” que nos consiga “reformar” das aventuras e desventuras da vida.

E aqui ficou um desabafo sobre o amor...

"MINHAS MÚSICAS PREFERIDAS" (42)...

Hoje deixo-Vos com os Gun e a canção "The Only One".
Balada muito porreira de se ouvir nestes fins de tarde chuvosos que teem abundado...

terça-feira, 27 de janeiro de 2009

JÁ NEM NOS TRIBUNAIS O DINHEIRO ESTÁ SEGURO...

Quando li este artigo, tive um acesso de riso que já há muito tempo não tinha.
Hoje em dia já sabemos que não é muito "seguro" deixar o dinheiro nos bancos, mas nos tribunais uma pessoa ainda podia confiar... (lol)

Parece que vão retirar as caixas de ATM dos tribunais em virtude da grande quantidade de assaltos ocorridos nas "Casas da Justiça".
É caso para afirmar que já nem os tribunais os assaltantes respeitam...

Mas mais a sério porque o tema também o merece, esta medida vai afetar a maioria dos cidadãos que tiverem de se deslocar a um tribunal.
Porque com o aumento da criminalidade e dos pequenos roubos, a grande maioria das pessoas não anda com grandes montantes na carteira, preferindo fazer pagamentos através do multibanco ou fazer levantamentos apenas quando é necessário.
E ao serem retiradas as ATMs, sempre que alguém se dirigir a um tribunal terá de levar a carteira recheada de euros, mesmo que não lá vá para pagar alguma coima a que tenha sido condenado.

Se o problema é falta de segurança nos tribunais, que se reforce a mesma no periodo noturno, e não como atualmente é noticiado, em que a segurança noturna de um tribunal é feita por apenas um ou dois vigilantes de uma qualquer empresa de segurança privada.
E porque não serem os tribunais guardados por efetivos policiais?
Se por agora só se roubam valores das ATMs, o que se fará quando começarem a desaparecer processos ou outros documentos afins!?

É caso para fazer outra afirmação, O Simplex não chegou a todos os lados...

domingo, 25 de janeiro de 2009

ENTÃO, PARA QUANDO A VEZ DOS POBRES?!

Ao ler esta noticia durante esta semana fiquei a pensar, e então quando chegará a vez dos pobres. Porque ao ler o artigo, apenas fiquei com a ideia que só as classes mais abastadas ou com algum fôlego na algibeira serão importantes para quem nos (des)governa...
De fato, alguém já anda em pré-campanha...

segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

LUTO...

Por motivos familiares, esta semana não publicarei mais textos.
Agradeço antecipadamente as Vossas visitas, mas apenas perderão algum do Vosso importante tempo.

Out to nowhere...

QUE M...DA É ESTA!?

De vez em quando ao aparecem uns atropelos à nossa liberdade que eu pensava que nem podiam existir.

O que me vale é que eu nunca atendo números privados de ninguém, porque se alguém me quer contatar que o faça de forma visivél, caso contrário está sujeito a que eu não atenda. (Por norma só atendo números de telefone dos quais eu tenho o seu registo na memória do meu telemóvel para me proteger de casos destes...)

Mas esta situação é um abuso tremendo e já me aconteceu no passado atender chamadas deste tipo enquanto trabalhava ( o que não nada agradável!) e que me faziam perder a concentração necessária para trabalhar e me dispersavam a mente com os produtos ou serviços que me tentavam"impingir".

Alguém tem de por fim a tais abusos e se alguém pretender ter informações sobre determinado assunto, produto ou serviço que recorra às Help-Line que existem senão as tais empresas que as criem, pois se teem efetivos para melgar os outros, também os podem empregar para dar informações!

Não poderá o Regulador das Telecomunicações fazer algo pela defesa dos consumidores?!

domingo, 18 de janeiro de 2009

"MINHAS MÚSICAS PREFERIDAS" (41)...

Temos em palco hoje aqui a Greg Kihn Band com "The Breakup Song (They Don't Write 'Em)".
Esta é mais uma daquelas que é intemporal...

quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

2 ANOS!!!

Celebram-se hoje os dois anos de existência deste espaço.
Quando o comecei nunca pensei que o mesmo durásse tanto tempo, pois o que me levou a criá-lo foi o fato de poder desabafar em forma de escrita as minhas ideias e debater as mesmas neste espaço incomum que é a Blogosfera.
Algumas vezes já estive mesmo para o encerrar, mas o apoio e as visitas que vou tendo, impedem-me de o fazer.
Tenho conhecido gente com que criei alguns laços de Amizade e Respeito, uns foram, outros permaneceram, como tudo na Vida, mas a lembrança e o carinho que tenho por elas permanece cá dentro.
Assim vou continuar a debitar os habituais textos, desabafos e ideias que espero que continuem a "tocar" as pessoas que me visitam.
Apenas posso Agradecer esse mesmo apoio que chega através dos comentários ou do contador de visitas que está lá para baixo na barra da direita...
MUITO OBRIGADO!!!!!!!!

quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

AI ESTA I.C.A.R....

Mais uma vez a Igreja Católica meteu "os pés pelas mãos"...

Desta feita não foi o papa, mas outro alto dignatário católico, nada mais que o Cardeal Patriarca de Lisboa, D. José Policarpo.
Num debate descaiu-se que as mulheres católicas devem "pensar duas vezes" antes de casar com um muçulmano.
E eu a pensar que o mais importante num casal era o Amor...

Numa época em que se fala de Tolerância entre Religiões, em que existem bastantes encontros ecuménicos, em que cada vez mais se debate a Religião na Sociedade, atitudes destas demonstram um certo ultra-conservadorismo por parte da I.C.A.R que nada tem a haver com a época em que vivemos e muito menos com a tentativa de limpar uma imagem um pouco antiquada desta Igreja.
Condenam os islamitas pelas suas atitudes extremistas, os judeus pelo seu ortodoxismo e depois de tempos a tempos aparecem comentários deste tipo que em nada a dignificam...

Não deveria a I.C.A.R. andar mais preocupada na envangelização de crentes, se preocupar com os pobres e doentes, acima de tudo honrar o que vem descrito na Bíblia e nos ensinamentos de Jesus Cristo?!
É que não é à toa que cada vez mais esta Igreja vai perdendo fieis para outras confissões cristãs e é por este tipo de comportamentos que se afastam os seus fieis, dos quais me incluo eu.

De fato cada vez mais acho que ser sacerdote na I.C.A.R. não é uma vocação mas mais uma profissão como as outras...

sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

"MINHAS MÚSICAS PREFERIDAS" (40)...

Para primeira banda do ano, escolhi os Stiltskin, banda muito porreira que ouvia nos anos 90. E muito em particular esta canção, "Inside", que me fartei de ouvir por bares de rock e metal do velho e intemporal Bairro Alto e no muito saudoso Rockline em Alcântara.

Esta é mesmo para pular...

terça-feira, 6 de janeiro de 2009

SOBRE A ALEGADA "DEFESA PESSOAL"...

Antes demais quero lembrar a quem me conhece e informar quem não me conhece, que sou contra qualquer forma de abuso policial e qualquer abuso que exista sobre alguém, quer pela via da força quer pela via da palavra.

E posto isto passo ao post em si,

Nos últimos dias sucedeu mais um caso em que um policia disparou a matar um civil, sendo o mesmo um menor de idade.
Está ainda por apurar a veracidade e o real motivo do disparo.
O agente de autoridade afirma que foi na sua legitima defesa após ter uma arma de fogo apontada a si mesmo e que disparou após avisos vários ao meliante.
Parece que o tal menor, estaria em fuga após ter furtado um automóvel com outros jovens da sua idade. Crime esse ultimamente muito popular nestas franjas de idade.

O que está em causa neste post não se trata de o policia tinha ou não razão ao efetuar o tal disparo mortal ou se o jovem era um santinho.
Mas sim, o que cada um de nós faria numa situação deste tipo.
Como agiriam se tivessem uma arma de fogo apontada a voçês e se nas vossas mãos tivessem também outra arma de fogo. ( O caso nem se põe se não tivessem arma alguma, pois é obvio que nada fariam!)?
Disparariam a arma? Ou deixavam que outrém disparasse sobre vós?
O que está aqui em causa é a integridade e a vida de cada um, e apenas isso.
Eu claramente assumo que se me encontrasse numa situação deste genero e tendo uma arma, para me salvar com toda a certeza a iria utilizar e depois cá estaria eu para me defender com a justiça.
Sabemos também que algumas vezes se dispara de qualquer forma e muitas vezes acontece o que não deveria acontecer... Civis baleados por balas perdidas ou mortes involuntárias.
E os policias são penalizados por isso mesmo.
E todos nós sabemos que um policia tem uma formação específica em armas e várias horas em carreiras de tiro, o que os mentaliza que não devem disparar sem motivo e somente apenas por necessidade. Como não sou juiz e sempre acredito até ser provado o contrário, para mim o policia exerceu o seu direito em salvaguardar a sua integridade e apenas recorreu ao uso da força porque o meliante não se entregou de livre vontade e ainda pôs em risco a vida de outras pessoas.
A Justiça que avalie o caso e que delibere com entender melhor, mas tenho para mim que se estivesse eu na pele do tal policia, faria exatamente como ele afirmou, avisaria primeiro o criminoso que estava a cometer uma infração e se o mesmo continuasse com a sua atitude ofensiva e com a arma em riste, não pensaria muito e faria o que qualquer um faria para salvar a sua pele...
Agora o que não devia acontecer é um menor andar para aí a cometer ilegalidades e devia o mesmo estar na escola ou em casa a ser formado como cidadão cumpridor com as regras de se viver em Sociedade...

segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

"DITOS & DESDITOS (5)...

Hoje de tarde ouvi numa pastelaria esta pérola:
"Quero uma sandes mista de fiambre."

Ainda não percebi onde ficará a "mista" numa sandes de fiambre; normalmente algo misto é com mais que um componente.
Será que quem fez o tal pedido se lhe ocorreu da bacorada que disse?
E será que o empregado de balcão entendeu o que lhe foi pedido?

É que eu saí antes de ter chegado ao balcão tão desejado pedido...

quinta-feira, 1 de janeiro de 2009

DESAFIO-PRESENTE DA LOPESCA...

A amiga Lopesca ofereceu-me um presente numa das habituais correntes que pululam os blogs e a internet e neste caso concreto é o desafio “Que prendas dariam a 9 bloguistas que acompanham e que vos acompanham a vós à algum tempo?” O que agradeço pois gosto de receber presentes. ( Quem não gosta?!) O meu foi presente, o desejo de que melhorasse o nosso sistema de Saúde. Bem acertado o presente!

Agora tenho de nomear os tais nove bloggers. Desta vez o farei. Mas os Bloggers seguirão a corrente se assim desejarem. Assim ( e sem ordem de preferência):

Ao R.da Cunha desejo que os eventos que o painel do blog onde participa e que organizam, sejam mais conhecidos e publicitados pelos media e que assim possam contribuir para o debate dos problemas sociais que nos afligem.

Ao Joy, que possa fazer um voo à volta do mundo de preferência num balão de ar quente, porque deve ser uma ótima experiência para quem gosta de voar.

Ao António de Almeida , que pela sua mão, continue a sair uma critica socio-política da maneira que ele tão bem faz e que o já vai tornando mais conhecido e respeitado pela blogosfera fora.

Ao C Valente que este ano lhe traga mais uma animalzinho de estimação, pois sei que o amigo gosta de animais.

À Blondie , que o ano que agora começa, lhe traga a felicidade que tanto ambiciona e merece...

À missixty , que seja cada vez mais reconhecida como fotografa, pois faz fotos com grande qualidade.

Ao Tiago , que possa passar para livro, os excelentes textos que escreve.

Ao Kaos , que continue com a inspiração para fazer os “bonecos” a que nos já habitoou ( e bem!).

À Lídia que continue com a sua excelente forma de estar na vida que me toca em particular pela forma com que se preocupa com o bem-estar da Vida Humana.

Por mim ainda punha mais gente ( mas o desafio era para 9), por isso é que não gosto de seguir correntes. Apenas fiz por ser o primeiro post deste ano.
Boas Entradas e Bom Ano de 2009!!!

domingo, 28 de dezembro de 2008

M... DE "SAÚDE" QUE VAI NESTE PAÍS...

Era para não postar nada por estes dias natalícios, mas infelizmente e somente por isso e para desabafar um pouco a "ira" que vai em mim, vou "destilar o meu veneno" neste post!

O meu sogro, jovem que hoje faz 8o anos e que os festeja numa cama do Hosp. Pulido Valente ( já lá vamos...) foi mais uma das milhares de pessoas que sofreu na pele o "Crash dos Hospitais".
Depois de ter saido à cerca de uma semana do Hosp. da Santa Maria onde tem andado no entra-sai (infelizmente) habitual de quem tem uma idade/experiência destas e uma saúde já afetada pela forma com que levou a sua vida; deu entrada novamente por volta das 17 horas de sexta-feira no referido hospital com uma pneumonia. E depois de feita a triagem deram-lhe uma etiqueta verde.
Acontece que depois de erros hospitalares vários, nomeadamente enganos ao nivel do tipo de soro e forma de o por a correr nas veias do velhote em que o enfermeiro deixou mal posto o tubo e ficou o soro a correr e a molhar o "velhote", da habitual espera pelas análises e posterior resultado, e já sabendo o hospital de antemão qual a situação clínica dele por lá andar neste entra-sai vai para 3 meses com problemas respiratórios e gastreológicos ( ainda na última vez que ele lá entrou pela Urgências, esperei eu 12HORAS das 04h30 da manhã às 14h00 da tarde de 29 de Novembro). Eis que pelas 05hoo da manhã me dizem que ele será encaminhado para internamento no Hosp. Pulido Valente por não terem camas vagas.
É de chorar de tanto rir.

Agora depois de ler nos jornais e assistir nas Tvs o caos que aconteceu este fim de semana é caso para dizer, a política de Saúde deste governo FALIU!!!!!!!!!

Ou será que a ideia é as pessoas morrerem para o Estado ficar lá com o dinheirinho das suas reformas, pouparem nos subsídios de apoio e afins?!

Como é que o governo demonstrará o contrário?
Fecha centros de saúde, maternidades, apoia a iniciativa privada invés de apoiar os hospitais públicos ( nem todos teem dinheiro para andar em CUFs, H. da Luz, etc) e ainda promove uma linha telefónica ( Saúde 24) que não dá vazão às chamadas efetuadas nem o INEM consegue responder a tantos pedidos de auxilio e nem falo apenas deste fim-de-semana, pois nos últimos tempos sempre que ligo para o INEM para virem ver o estado de saúde do meu sogro e o respetivo transporte hospitalar, as chamadas vão sempre parar ou ao Grande Porto, Alentejo e desta vez até para o Algarve foram parar.

E depois não querem que o Povo os trate mal nos comícios e nas campanhas eleitorais...
Assim não, assim não!!!!

quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

REPUGNANTE!!! APENAS ISSO!

Quando li ISTO nem quis acreditar que alguma mente iluminada a tenha alviterado sequer, quanto mais cumprir.
Cada vez mais este governo me repugna pelas suas ações, é condescendente com criminosos ( a alteração ao CPP é aquilo que é...), não fiscaliza os Reguladores de setor e depois isto anda como anda. Faz ingererência de empresas ao entrar na gestão de bancos privados arruinados por más gestões e por mãos criminosas e enterrando neles milhões de euros dos contribuintes.
E com tanto dinheiro mal usado, o governo não terá uns milharzitos para ajudar quem realmente necessita como o necessitam as pessoas com deficiências?!
Ao fim de tantos anos sem cobrarem nada ( e sendo os subsídios e ajudas aquilo que já todos sabemos o que são...) aos utentes com deficiências nas suas IPSS, querem agora que apartir do ano que vem, começar a sacar uns cobres até aos deficientes? Desculpando-se de forma esfarrapada que será para agir de forma (IN)JUSTA na comparação das IPSS com as entidades privadas.
Isto não é ridículo, apenas é REPUGNANTE!

quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

PRENDA DE NATAL ANTECIPADA...

Hoje os trabalhadores europeus em geral , tiveram uma prenda de Natal antecipada.
O Parlamento Europeu votou contra o aumento da jornada semanal de trabalho para mais de 48 horas. Sendo esta uma grande vitória para os trabalhadores.

Ás vezes parece que o Patronato se esquece que os seus funcionários/ colaboradores ou o que quiserem lhes chamar também têm família a cuidar e ter tempo para descansar.
E que não são máquinas ali apenas para os servir.

É óbvio que o Horário de trabalho é para ser cumprido e condeno veemente quem falta pela mínima razão possível e prejudicando assim o seu serviço e trabalho. Mas também não é à custa de trabalho suplementar consecutivo nem aumentando o tempo de trabalho semanal que se irá sair da crise. Apenas a camuflará, tapando-se empregos que podiam ser criados, com o aumento do tempo de trabalho de quem já se encontra empregado.

Caros Patrões, é altura de deixarem de olhar somente para vocês, deixarem de se preocupar com a obtenção de lucros fáceis à custa de quem é vosso subordinado.
Se querem lucros, tudo bem.
Criem boas condições de trabalho, com “ferramentas” de qualidade e o trabalho desenvolvido será melhor realizado, ajudando logo aí a diminuir o absentismo numa boa parte. E depois tentem dinamizar ou criar melhores “produtos” a serem consumidos/utilizados. É essa uma das vossas obrigações fundamentais.
Os subordinados estão lá para cumprir e nada mais. Mas cumprir com condições.

É que não sei se sabem mas já estamos no sec.XXI e não em 16...

terça-feira, 16 de dezembro de 2008

... E A SUBARU ABANDONA O WRC...

Ainda há dias tinha noticiado o abandono da Honda na F1 e hoje infelizmente faço o mesmo com a Subaru. Outra das minhas marcas preferidas e Team favorito no Campeonato do Mundo de Rallys. Este Team foi dos que mais fantasias criou e prazer de ver me deu, não só ao vivo como nas TVs. É com muita pena que hoje leio e vejo a ser noticiado nos media em geral o seu abandono.

A crise económica atual que existe pelo mundo fora está a penalizar o desporto como nunca antes foi visto. Uma coisa era a alteração a leis que proibiram a publicidade a certos produtos que fez com que muitos patrocinadores abandonassem as equipas no desporto em geral; mas nos desportos motorizados principalmente nos automobilísticos, em que os carros de competição servem de montra tecnológica e publicidade a certos carros e gamas, a falta de bons patrocionios estão a levar á debanda generalizada dos sponsors e consequentemente ao fechar de equipas pequenas sucessivamente. Agora a crise chega às marcas oficiais e que são os principais agentes de marketing das competições.

A pressão interna existente nas Fuji Heavy Industries, a companhia que detém e fabrica os carros da marca "Subaru", com a crise existente também no setor automovél e ao ver baixar drásticamente a quantidade de carros próprios vendidos devido a uma menor procura ( também é normal, desta feita também não gostei muito do design do novo Impreza, mas gostos não se discutem, não é?!) pelos habituais compradores ora seja no mercado interno (Japão) quer no exterior ( EUA e Europa) e o fato de não conseguir captar novos compradores, levou a que a Casa-Mãe cortasse o apoio à estrutura de rallys ( a Prodrive) que já levava cerca de 20 anos quase ininterrutos de existência.

A Subaru teve grandes pilotos nas suas fileiras, dos quais destaco dois que me fizeram sonhar um pouco pelas estradas do nosso país ( bem isto não era para dizer lolol) sendo eles os malogrados Richard Burns e Colin McRae já falecidos num passado recente, o primeiro por doença terminal e o segundo por acidente de helicoptero e que eu já tinha abordado por cá.

Foi a Honda na F1 e mais algumas a seguirão, ontém foi a vez da Suzuki também ela concorrente da Subaru na disciplina de rallys e hoje infelizmente a Subaru, uma das principais protagonistas deste campeonato com vários titulos de construtor e pilotos conquistados.

De fato estamos numa época de luto automobilístico ( a seguir de perto o que se passa no outro lado do Atlântico com as marcas americanas...)

quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

AS "BALDAS" DOS DEPUTADOS...

Senhores Deputados da nação, se não querem trabalhar, não quiserem estar no hemiciclo, ou talvez mesmo quem sabe, a representar quem vos elegeu, no problem.
Demitam-se e deem a vossa cadeira a outrém que queria trabalhar e defender os interesses dos portugueses!
Agora só estar em São Bento pelo ordenado nada vos vale...

Não me interessa ter "alguém que diz que me representa e depois raramente está presente no seu "posto de trabalho" a me representar!

Se quiserem, estou disponível!!!

DIA MUNDIAL DOS DIREITOS DO HOMEM...

Uma pessoa como eu que defende a Liberdade e a Igualdade entre Seres Humanos, não podia deixar de festejar este dia de hoje, em que se festejam os 60 anos da Declaração Mundial dos Direitos do Homem.

Apenas continuo a desejar que se acabem os atropelos feitos constantemente a tal declaração...
Para bem de todos Nós!

domingo, 7 de dezembro de 2008

"MINHAS MÚSICAS PREFERIDAS" ( 39)...

Seguindo uma sugestão do António de Almeida que escreve no "O Andarilho" e no "Direito de Opinião" ( blog pessoal), onde ele sugere que postemos uma música que nos tenha tocado na nossa vida; Deixo-vos uma canção de um Amigo meu: o Angel Fortes, " Pensando na Bo".
Não apenas porque gosto da canção, mas porque me "toca" a Amizade que tenho por ele.

sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

HONDA ABANDONA F1...

Uma das minhas escuderias favoritas da F1 é a Honda, ou não fosse eu proprietário de um.
E para meu "azar", vai se afastar do campeonato de F1 por não ter encontrado um patrocinador à altura do grande investimento que se tem de fazer para se poder manter num desporto de elite como é a Formula 1 no meio automobilístico.
O seu budget anual é enorme e a crise que nos afecta a todos também já chegou a este desporto.
Já anteriormente o Team Super Aguri, que corria com apoio e motores Honda, já tinha abandonado este campeonato.
Depois deste abandono e com algumas das possiveis alterações no regulamento interno desta competição, talvez mais algumas equipas poderão acompanhar a Honda neste abandono da modalidade.

Com o fim do patrocínio da industria tabaqueira, com o petróleo em alta, com as falências em alguns dos maiores bancos e seguradoras internacionais, esta modalidade já se encontrava em risco de "vida"; Agora com o abandono de uma das equipas de topo, talvez num horizonte próximo assistiremos ao definhar de uma competição que um dia foi das mais vistas por este mundo fora...

Veremos o que se seguirá nos próximos tempos...

quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

DIA INTERNACIONAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA...

Celebra-se hoje por este mundo fora, o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência.
Não podia deixar de o mencionar.
Tanto pelo Carinho e enorme Respeito que tenho por quem é portador de qualquer deficiência, seja ela de nascimento ou posteriormente ( e infelizmente) adquirida.
Conheço de perto a realidade de quem luta todos os dias para viver e ultrapassar as dificuldades que é viver com uma deficiência no seu dia a dia e a coragem de quem assim tem de viver.
O esforço é enorme e quem sofre de uma deficiência, se não for devidamente acompanhado e ajudado, é lhe muito dificil não cair em depressões ou pensamentos negativos.
E cabe a quem tem uma vida "saudável" apoiar esta "gente", pois não nos podemos esquecer que também poderiamos ser nós a passar por essa situação e não podemos voltar a cara para o lado.Pois não gostariamos de passar por essa situação.

No meu dia a dia enquanto trabalhador de uma empresa de transportes públicos, tento sempre dar o apoio necessário a quem precisa e principalmente a quem é portador de qualquer tipo de deficiência.
E acima de tudo tento ter sempre um sorriso para elas.
Não podemos pensar somente em nós próprios...

domingo, 30 de novembro de 2008

E CHEGOU A NEVE...

( eu a brincar na neve à uns pares de anos atrás...)

E com ela o bom e o mau...

As crianças das zonas serranas e arredores estão contentes, os seus pais nem por isso. Tal é a confusão que é provocada e o caos automobilístico com que se deparam nas suas localidades.

Mas nada que não se suporte bem com umas agradáveis brincadeiras na neve.

Estou á espera que neve cá para baixo para também eu brincar.

Agora só já falta ver passar o Pai Natal e as renas.

Com as minhas prendas lololol

Bom Fim de Semana!

quarta-feira, 26 de novembro de 2008

ISTO NÃO ESTÁ A FICAR NADA BEM...

A OCDE reviu em baixa o crescimento nacional para 2009, o Desemprego está a aumentar mas pior que isso foi o que li AQUI. Em que a minha geração verá a sua reforma reduzida a mais de metade do montante auferido atualmente.
Bem, isto é o resultado de um estudo e não futurologia.

Mas para nosso bem, e não tendo nada contra quem elaborou o tal estudo, desejo que o mesmo esteje errado! E não para pior...

terça-feira, 25 de novembro de 2008

DESINSPIRADO... APENAS ISSO!

Tenho andado afastado da Blogosfera em geral.

Tenho tido o meu sogro doente e ando ocupado com outros projectos pessoais mas mais que isso a desinspiração de escrever e ler seja o que for apossou-se de mim.

Tenho assistido um continuar de situações que me desagradam bastante e que que tanto tenho feito a sua abordagem neste espaço. A incivilização e o desrespeito pelo ser humano perdura, a criminalidade aumenta de dia para dia.

Os chamados "crimes de colarinho branco" são despenalizados de certa maneira e toda a gente está farta de ouvir falar de BCPs, BPNs e BPPs.

Os casos "Casa Pia", "Esmeralda" e a "Maddie" já foram "chão que deu uvas", o Petróleo tanto aumenta como diminui, parece um carrossel da antiga Feira Popular de Entra-Campos.

Foi o Simulacro que tanto foi publicitado para o fim de semana passado e pouco simulado por sinal, aconteceu cheio de erros...

E por isso mais "outras" situações pessoais, me mantive afastado uns dias. Mas ainda não foi de vez.

Apenas não me apetece escrever, apesar deste texto todo que tão longo já vai de si.

Apenas estou desinspirado... Apenas isso!

quarta-feira, 19 de novembro de 2008

"MINHAS MÚSICAS PREFERIDAS" (38)...

Hoje vem a este palco o Benny Mardones com " We´ve got to run".

Esta é mais uma que se ouve bem a conduzir, não digo é a que velocidades nem a que horas é recomendada em ser ouvida...

Adivinhem e Experimentem!

segunda-feira, 17 de novembro de 2008

"HONRARIAS & DISTINÇÕES" (35)...

A Amiga Lopesca do blog homónimo "Lopesca", no dia 22-10-08 ofereceu-me o Prémio "Master Blog".
Como foi numa altura em que o meu PC estava com problemas, não o tinha postado ainda.
Assim aqui fica hoje o meu Agradecimento pela distinção.
O Pessoal sabe que eu não entro em correntes, mas desta vez vou oferecer o Prémio "Master Blog" aos únicos masters que conheço e que visito e onde comento regularmente.

Obrigado!!!

sábado, 15 de novembro de 2008

SE FOREM PARA A "TERRA DA LIBERDADE"...

Tenham atenção que deixarão a Vossa Liberdade no país de origem.
E passo a explicar, então não é que para ser concedido o visto de entrada na terra do Obama, se tem de disponibilizar para inspeção o PC em que nos registamos, para ser "lido" para saberem se somos bem-vindos ou não...
Aonde afinal para a nossa "liberdade"?
Se andam á procura de terroristas, traficantes de droga, criminosos na generalidade, tudo bem! Façam-no!
Mas não à custa dos "inocentes"!

Por isso sugiro que se forem para os EUA, se registem em ciber-cafés e nos vários espaços existentes nas escolas e cidades onde se disponibiliza o acesso à internet.
Mas NUNCA do Vosso PC pessoal!!!

quinta-feira, 13 de novembro de 2008

O EMBARAÇO DO "MAGALHÃES"...

Sinto-me envergonhado como português que sou!
Não por causa do "Fernão" ( desse tenho muito orgulho que seja meu patrício!), mas do "outro". Do tal PC "português"!

O motivo de tal embaraço deveu-se ao facto de alguém que nos deve prestigiar, ir lá para "fora" pouco dignificar o país, ao afirmar que as pessoas que o rodeiam apenas necessitam de ter um "Magalhães" para executar o seu serviço.
Mas alguém com uma pontinha de inteligência que seja, vai acreditar em tal propaganda?!
Deu mas foi uma imagem negativa, infantil e imatura da nação, foi o que foi...

Será que afinal será mesmo verdade e que talvez tenham retirado das secretárias de trabalho desses senhores os PC "normais"?! Não acredito nisso!

Bem como acho tremendamente negativo para a imagem pessoal do nosso PM, fazer as vezes de um comerciante e vendedor profissional em que , em qualquer sitío que se encontre e independentemente do tema abordado, faça sempre publicidade ao "Magalhães", magalhães isto, magalhães aquilo... E que o tente impingir a todo o custo a nós e ao mundo inteiro...
Será que irá usufruir de alguma comissão de vendas ou ter algum prémio final por objetivo atingido?
Talvez ganhe um viagem às Maldivas, Bora-Bora ou talvez quem sabe uma cadeirita em Bruxelas... Quem sabe?!
Apenas o tempo o dirá!

Mas fica mal dizer que o "Magalhães" é tuga para além de ser uma irresponsabilidade tal, pois já todos sabemos que se comercializam gémeos do "Magalhães" por esse mundo fora pois trata-se apenas de mais uma imitação de produtos Intel, apenas a capa é diferente.

Para ser, não basta parecer... Há que o ser mesmo!

terça-feira, 11 de novembro de 2008

BIG BROTHERS E AFINS...

Escrevo estas linhas a pensar no que leva uma quantidade razoavel de gente a expor a sua vida tanto nas revistas como nos programas de TV.
Não haverá mais nada interessante para fazerem?
Serão apenas movidos pelo dinheiro ou prémio de concurso?
E valerá isso a pena?
Darem a conhecer a sua intimidade a quem nada tem a haver com elas, com gente desconhecida?
Falo em particular do concurso "Momento de Verdade" exibido na SIC. Para não falar também de "quintas de celebridades" e " big brothers"...
Terá o Povo também um desejo enorme, um voyerismo tal para se deixar viciar por este tipo de programas?
Será mais importante saber o que outrém tem ou faz do que tentar "saber" apenas da sua vida?
Haverá algum prazer em cochichar sobre outrém (num sentido de inveja)?
Terão as pessoas vidas "pequenas" que para se preencherem têm de "viver"a vida dos outros?
De facto, sou um tuga um pouco fora da normalidade, pois tenho para mim que a vida dos outros somente a "eles" pertence.

segunda-feira, 10 de novembro de 2008

"MINHAS MÚSICAS PREFERIDAS" (37)...

Hoje chega a vez dos Kamelot nos visitarem com a canção "Abandoned"...
Para ouvir calmamente esta balada acompanhado por um belo scotch de malte ( sem gelo) e de frente à lareira a ver a madeira a queimar lentamente...

sexta-feira, 7 de novembro de 2008

CÓDIGO DO TRABALHO APROVADO...

Bem agora, os trabalhadores na generalidade podem começar a fazer contas à vida...

E estamos nós sob um governo ( que se diz) socialista...

quinta-feira, 6 de novembro de 2008

"DITOS & DESDITOS" (4)...

"Querias, não querias?!
Eu também. Não tenho é dinheiro!"

Mais uma tirada que serve para muita coisa lolol

quarta-feira, 5 de novembro de 2008

LÁ GANHOU O OBAMA...

Agora resta ver se mudará de opinião e alterará as políticas de relacionamento com o restante mundo e se a nível interno porá em práctica as reformas que tanto publicitou na sua campanha...
Ou se apenas seguirá a doutrina instituida... e se será mais um Bush ou Clinton de serviço a alguns interesses superiores...

Como europeu que sou, tenho alguma curiosidade nisto...

FIM DE VACANCES...

Pois é, agora férias só para o ano.
Tirei a minha última semana de férias deste ano e aproveitei para descansar uns dias da confusão em que vivemos.
Aproveitei (mais uma vez) para beber umas ginginhas em Óbidos( que mauzinho!) e fazer umas caminhadas pela praia do Baleal que mesmo com este tempo instável esteve muito porreiro, com a água com alguma crowd apesar do mar estar partido e inconssistente.
Ainda vi uns rastejantes a droparem umas ondas porreiras nos poucos sets de jeito que apareceram.
Aproveitei para por a literatura e o cinema em dia e ler as dezenas de mails que se acumulavam no meu gerenciador de mail ( IncrediMail XE).

E assim foram uns dias de gostoso descanso...

quinta-feira, 30 de outubro de 2008

PORTUGAL, PAÍS DE DOUTORES E ENGENHEIROS...

De facto nunca reparei noutro local qualquer do mundo onde se desse tanto valor às distinções e honrarias como em Portugal. Todos os dias vemos gente que ao pagar as suas contas com cartões electrónicos, antes do seu nome no dito cartão aparece as já tão habituais siglas Arq, Dr e Eng.
E pensava eu que honroso era usar o nome que os paizinhos nos atribuiram...

Já nas relaçõs e no trato se assiste ao mesmo, "o Dr para aqui, o Eng para ali"...
E não saimos disto. Para mim o ideal é como se faz nos paises anglo-saxónicos, guarda-se as distinções para o local de trabalho, pois aí é que elas devem estar para simbolizar a hierárquia existente e nada mais, e na "rua" são todos Senhores e Senhoras, tão simples quanto isso.
Mas como estamos em Portugal e como só copiamos os maus costumes, nada disso fazemos.

Mas o intróito deve-se ao facto de agora se querer acabar com os chumbos escolares até aos 12 anos ( se estiver a errar, por favor corrijam-me!).
O que será nefasto para o sistema escolar e curricular das crianças. Não basta ter crianças que nunca chumbaram, o que temos de ter é crianças formadas, educadas e competentes que no futuro possam abraçar o mercado de trabalho sem dúvidas e com uma formação séria e intocável.
E parece que é o contrário que desejam fazer. Parece que só interessa garantir diplomas e pouca formação nos miudos. O que também poderá levar à morte da Escola Pública , porque já se vai assistindo nos rankings a imensidão de escolas privadas nos seus topos, quando deveriam ser as escolas de "todos nós" nesses mesmos lugares.
Nada tenho contra o ensino privado ou particular, mas se começarmos a privatizar tudo e o Estado a desresponsabilizar-se em areas que deve ter o controlo, qualquer dia pagaremos para aceder a tudo e para que servem os nossos impostos?!
Se já a Saúde é cada vez mais privada, a seguir será a Educação?

Como pai que sou, prefiro que a minha filha chumbe se não estiver preparada do que passe de ano sem ter as noções ou a formação corresponde ao ano lectivo em que se encontre.
Não basta passar os miudos de ano, existe sim a obrigação de os formar, e não é os desresponsabilizando que eles se tornarão em pessoas e seres humanos melhores.

Já basta de tanto Drs e Engs de título, quero é Drs e Engs com formação, sabedoria e acima de tudo Competentes!!!

quarta-feira, 29 de outubro de 2008

AUMENTO DO SALÁRIO MÍNIMO NACIONAL...

Parece que o Patronato, pelo menos alguma parte dele na voz do presidente da Associação das Pequenas e Médias Empresas, Augusto Morais, discordam do valor do montante do Salário Mínimo Nacional para 2009 que irá ter o valor de 450€.
É normal o Patronato ter essa posição, a de não querer aumentar os seus empregados.
Mas o que não é normal é tentarem boicotar esse aumento e a vida dos seus funcionários com ameaças vãs e inconcebíveis dignas de paises terceiro mundistas ou de ditaduras patéticas.

E o Governo não dirá nada sobre estas ameaças?
Não serve o Governo para defender os Trabalhadores?
Não podem ser apenas as ORTs a criticar esta situação!
De facto as afirmações proferidas por tal senhor, não podem cair em saco roto, senão outros abusos ou tentativas de abusos virão no meio laboral.

O aumento já era pouco e quase nulo, agora faz-me pensar que será por causa dele que não sairemos da crise...

Haja Paciência!!!

HONRARIAS & DISTINÇÕES (32), (33) E (34)...

Apesar de ter andado afastado por uns dias da Blogosfera, os Amigos C_Valente, Lopesca e JOY me ofereceram o tal Prémio. Assim passará este Selo para a barra correspondente. Agradeço a "lembrança"e a Distinção!!! Como não entro em correntes ( o pessoal habitual já o sabe), farei batota e não o seguirei para outros blogs...

sábado, 25 de outubro de 2008

MEMÓRIAS...

Por estes dias devido ao problema que afectou o meu PC , em que me vi na eminência de perder todo o meu registo fotográfico, cheguei à conclusão que o ser humano sem lembranças não é nada. E passo a explicar.
Se um dia por qualquer motivo aparente, ficássemos sem memória, não amnésicos, mas apenas sem lembranças; Como iríamos encarar esse acontecimento?
As lembranças são de facto a única coisa que possuímos nós próprios e que ficarão connosco para todo o sempre, já que o resto é temporal/momentâneo.
Ficarmos sem um “porto-de-abrigo” a que nos possamos agarrar nos momentos dificeis, ficarmos sem as estórias passadas para contar e partilhar com terceiros, perderem-se os momentos felizes e infelizes que se viveram e se experimentaram, com toda a certeza que nos invadiria um sentimento terrível de angústia e um vazio imenso permaneceria na nossa alma.
Pois constatar que se “perdeu” uma vida inteira e que se tem de começar do “zero” é um facto difícil de se engolir.

Por isso, se tirarmos as ”memórias” a um homem, tiramos-lhe tudo...

quarta-feira, 22 de outubro de 2008

AGRADECIMENTO AO PESSOAL...

Agradeço as palavras simpáticas com que fui brindado nestes dias em que o meu PC se encontrou marado (lol), Agradeço também aos que continuaram a visitar este espaço na esperança de ler os meus rabiscos.

Assim fica aqui o um abraço ou beijinho (o que preferirem eheh) para:
o Joshua, Tiago R Cardoso, R. da Cunha, Lopesca, Lídia, Jorge ( o sineiro de serviço), Missixty ( sua marota! lol), Fernadinha, grande Joy, ao C..., Papoila, Pata Negra, ao Gonçalo e ao António de Almeida ( que não comentaram mas que vieram visitar-me diariamente ;) ) e bem como aos restantes Visitantes....

A situação ainda não está resolvida, mas vou tentar ser o mais breve possivel. Obrigado!!!

sexta-feira, 17 de outubro de 2008

PROBLEMAS COM O PC...

Esta semana para além da habitual crise que nos afecta e de eu andar ocupado, o meu PC foi violado por terceiros. Assim e por mais algum tempo não virei aqui até solucionar o problema em questão. Tenho um trojan alojado no PC e por isso hoje escrevo de um PC amigo, assim resta-me agradecer a habital paciência de quem me visita e deixo um abraço especial para os habituais comentadores deste espaço a quem a minha ausência e "preguiça" os faz perder um pouco do seu tempo. ;)
Até Já, espero eu...

segunda-feira, 6 de outubro de 2008

INTERMITÊNCIAS...

Esta semana vou andar ocupado e com pouco tempo disponível, logo não virei aqui com a frequência habitual.
Até Já!

sábado, 4 de outubro de 2008

DIA DO ANIMAL (2)...

Hoje celebra-se o Dia do Animal e tal como no ano passado não quero deixar passar esta data e porque gosto de animais, sem fazer menção a este dia.

E como é do dia do animal de que falamos, a minha fera está de parabéns e em festa...

quinta-feira, 2 de outubro de 2008

"MINHAS MÚSICAS PREFERIDAS" (36)...

Hoje trago os Interpol a este espaço com a música "A Time to be small".

Canção bem agradável de se ouvir no carro no caminho de retorno a casa depois de um dia de trabalho...

quarta-feira, 1 de outubro de 2008

JORNADA DE LUTA...

Hoje decorre em todo o país, uma jornada de luta ( em alguns casos mesmo foi convocada greve) contra o novo Código do Trabalho que o actual governo quer implementar a todo o custo.
Estou solidário na luta, pois este novo Código desequilibrará ainda mais as relações empregador-empregado, com um pendor bastante marcado para o empregador, retirando dessa forma poder de luta e reinvindicação por parte de quem trabalha, para além de outras "maldades" que traz consigo, nomeadamente o malfadado "banco de horas" , que apenas servirá para explorar o trabalhador com a desculpa de aumento de produção. O que é errado, mas como em Portugal o lock-out é inconstitucional, promove-se dessa forma o seu contorno e tudo à vista de todos.
Existirá também um ataque maior á contratação colectiva, o que levará a que a uma desregulação laboral em muitas empresas, que tentarão de todos os meios possiveis acabar com direitos conquistados noutras lutas anteriores.

E assim para não me alongar no post, pois este tema é bastante caro para mim, apenas posso dizer que não pudemos baixar os braços e não nos pudemos deixar comer por parvos e por "falinhas mansas que apenas servem para nos amanteigar o espírito e pouco o bolso"!
Pois nós andamos cá para trabalhar mas acima de tudo para ganhar o que merecemos pelo "suor" e esforço que desempenhado!

sábado, 27 de setembro de 2008

SÉRIE "PENSAMENTOS & DESABAFOS" (7)...

Já há algum tempo que nada postava neste seriado, assim hoje fica em jeito de continuação, um seguimento ao texto : "Sem-Abrigo" que teve uma crítica bastante positiva.
Assim aqui fica " Sem-Abrigo (2)..."

"Ando por aí a vaguear sem rumo nem sentido,

Em caminhos vazios me perco, sem encontrar quem me acompanhe nestas horas de solidão.

O espaço de tempo que vai do amanhecer ao por-do-sol é infindável, parecendo a mim, como um martírio a viver.

Nunca antes me tinha apercebido disso.

Vejo que me sobra tempo para tudo, inclusivé para sobreviver.

Sinto que tarda o dia em que este pobre e cansado corpo pereça e assim finde este calvário em que me encontro..."

( a continuar, um destes dias...)

quinta-feira, 25 de setembro de 2008

BOICOTE ÁS GASOLINEIRAS (3)...

Mais um boicote às gasolineiras se perfila para este fim-de-semana.
Não sei se foi esta "movimentação" e a sua publicidade que levou ainda esta semana a que as grandes empresas gasolineiras a operarem no nosso país a baixar o preço ao consumidor da gasolina e gásoleo.
Posso é afirmar sem dúvida alguma é que estas formas de luta são bastantes interessantes, pois são pacíficas, não perturbam o trânsito nem os traseuntes na rua e são até bastante silenciosas e somente fazem uma real "mossa" a quem nos vai ao "bolso"!

Mas farão elas uma mossa real nas gasolineiras?!
Se chegam elas a recear nada vender com estes boicotes?!
E toca-lhes mesmo no "bolso" e terão um real prejuizo nesse dia?
Tenho lido e ouvido que sim e que não ao mesmo tempo.

Mas apenas posso dizer é que mesmo que nada lhes faça, não pudemos é ficar de braços cruzados como nada se fosse...

terça-feira, 23 de setembro de 2008

MEDIDAS ECOLÓGICAS (2)...

Até que enfim que se começam a aproveitar os recursos naturais que existem em abundância no nosso país, mais particularmente da força das marés. Parece que somos pioneiros no uso de tecnologia quef az um melhor aproveitamento da força dos mares.
Já antes tinha sugerido neste espaço a utilização deste tipo de energia que é quase gratuita. E para mais num momento em que a dependência dos derivados de petróleo é enorme e as suas reservas começam a diminuir, temos de começar a procurar e a investir em energias alternativas, nomeadamente aproveitando os imensos recursos eólicos que também abundam no nosso país.

Vá lá, nem sempre se critica neste espaço. Quando aparece algo que merece o aplauso, cá estou eu para o fazer...

segunda-feira, 22 de setembro de 2008

DIA EUROPEU SEM CARROS...

Hoje celebra-se o "Dia Europeu sem Carros".

Alguém deu por ele?!