terça-feira, 24 de março de 2009

18%...

Nunca este número e percentagem me deixaram tão triste.
Reflete apenas o aumento do desemprego no nosso país.
Não sei aonde isto irá parar, para mais quando o nosso PM, afirma que o problema não é apenas nacional como também europeu, o que já todos sabiamos.
Logo se assume o aumento do desemprego no nosso país então é porque também não criou as políticas corretas e tomou as medidas necessárias para o setor do Trabalho, e não é se descartando com o fato de na Europa isto também não andar bem, que vai nos trazer mais confiança...

Aonde vamos assim...

AINDA NO RESCALDO DA TAÇA DAS "CARICAS"...

Não merecia o Sr Lucílio Baptista as ameaças que lhe fizeram nem os adeptos sportinguistas o resultado que aconteceu.
E digo isto a bem do Desporto e da "verdade desportiva".

domingo, 22 de março de 2009

NA TERRA DE CHÁVEZ...

O que eu gostava mesmo era que o nosso PM seguisse algumas das políticas do seu “melhor” amigo sul-americano, Hugo Chávez.
( Não todas como é obvio, porque nem seriam salutares para os nossos nervos lol).
Mas pelo menos esta de aumentar os salários minímos em 20% e o IVA em apenas 3%. Talvez criasse algum entusiasmo e desse algum balão de oxigénio para muitas famílias que andam com os orçamentos contados.

Parece que nem tudo o que Chávez faz é criticável pela negativa...

VERDADE...

Boas..
Cá estou eu para dar o meu contributo neste espaço de Verdade e Liberdade.
Mas hoje apenas "falarei" de Verdade.
(A Liberdade não a abordo, porque é uma condição necessária ao Homem).

Não existe apenas uma verdade ou a Verdade. Existem várias.
As em que acreditamos e aquelas em que não nos revemos.

Por isso peço a Vossa colaboração no debate das mesmas, nas em que Vocês acreditarão e confiarão e mesmo até naquelas em que não se revejam ou pactuem. É no debate e na troca salutar de ideias que o Homem progride como Ser Humano e Ser Pensante.
Não esperem de mim longos e/ou enfadonhos textos, mas apenas o "comprimento" necessário" para suscitar o seu debate.

Sendo assim, deixo já um abraço a quem me convidou e outro para quem me há-de ler e/ou comentar...
Abraços!

PS: Este texto foi publicado no blog 2711 onde também participo e terá o label "2711" aqui nas tags.

quinta-feira, 19 de março de 2009

NOVA COLABORAÇÃO: 2711...

Fui convidado a participar no painel de escritores/bloggers do blogue 2711.
Como é um espaço com que me identifiquei desde o seu início, fiquei deveras agradado com o convite que me foi endereçado.

Por isso apartir de agora, também aqui poderão ler os meus "rabiscos".

E se o tempo que tenho disponivel abundar ainda, escreverei também aqui : http://oprofano.blogs.sapo.pt/.
OBRIGADO!!!

terça-feira, 17 de março de 2009

CARTÕES DE VIAGEM DO SISTEMA INTERMODAL DE TRANSPORTES DE LISBOA...

Já há bastante tempo que começou uma reforma do sistema de transportes para a área urbana de Lisboa ao nível dos seus títulos de transporte.
Passaram as grandes empresas de transporte, vulgo Carris, Metropolitano, CP, Transtejo/Soflusa e Fertagus a usar o sistema de contato de títulos de transporte, os agora "habituais" cartões Lisboa Viva e os chamados cartões ecológicos, o "7 Colinas" e o "Viva Viagem", sendo os dois últimos a mesmíssima coisa, só muda é a cor.
Não sei porque os consideram de ecológicos, pois continua-se a usar papel e quando se adquire um título/viagem saiem sempre 2 papeis, o comprovativo do que se comprou e a fatura obrigatória.
No sistema antigo, pelo menos não se gastava tanto papel, era só o bilhete e o devido recibo mas como estamos em Portugal...

O problema é que apesar deste sistema existir á cerca de 8 anos, o mesmo ainda não interiorizado pelos passageiros nem pelas respetivas empresas de transportes e passo a explicar, os passageiros porque quando adquirem os seus cartões e os "carregam" de viagens, nunca reparam que os mesmos são de fato "carregáveis" durante um ano, como está afixado nas costas dos "Viva Viagens" e deitam os cartões fora, perdendo neste caso o valor do cartão, algo que as empresas agradecem porque numa nova utilização lá se tem de adquirir novo cartão recarregável, bem como os que sabem que ele é carregável, não os conservam da forma devida, mas como também só custam 5o cêntimos ( à data de que este texto é postado), no problem, compra-se um novo. E mais uma vez as empresas agradecem.
É obvio que cada um é responsável por cuidar do seu cartão, mas o material de que ele é feito nada ajuda, para mais quando é um cartão de espessura muito fina e com um circuito eletrónico no seu interior. Mas também para algo que custa apenas 50 cêntimos também não poderia ser melhor. Ou será que poderia e deveria!?
É que os passageiros pagam um serviço, independente de o cartão estar nas devidas condições.
E não deve a sua viagem estar dependente do cartão estar bom ou não, quando efetivamente se encontra "carregado".
Mas sempre é possivel "carregar" alguns tipos de títulos de transporte no cartão que normalmente se usa para "carregamentos mensais" o chamado "Lisboa Viva", e que nem toda a gente o tem e nem mesmo que o tivesse ( é mais caro e custa entre 7 a 10 euros, dependendo da sua urgência) se poderia "carregar" as viagens que se quisesse. A mais valia é que é resistente, mas também o seu custo é superior.
Por isso, é fácil para as empresas alegarem o mau uso e má conservação dos respetivos cartões, mas também não os pudemos guardar de forma religiosa, por isso é que defendo se o problema de não existir um material melhor, que neste caso se aumente o custo do referido cartão, mas que depois o cartão de novo material seja mais resistente às carteiras e bolsos dos tugas. Apenas isso.
Não pudemos é estar a tentar utilizar o autocarro, o barco, o comboio e o metro e os cartões por estarem um pouco dobrados e (até mesmo direitinhos eles avariam!!!) não o conseguirmos fazer.

E depois devem as empresas de transportes quando implementam estes novos "sistemas" ponderarem nas consequências dos mesmos e falo isso por causa da notícia que vem no jornal gratuito "Metro" na edição de hoje (16-03-09) na página 3, em que refere tudo aquilo que é contrário ao que nos dizem quando adquirimos um cartão, em que o mesmo quando vazio existe a possibilidade de "carregar" títulos de outro operador.
E na referida notícia é referido que isso nem sempre é possível, pois quem usa o seu cartão dito "recarragável" na CP ou na Fertagus, não o consegue utilizar noutro operador. Causando os normais e indesejados transtornos em quem tem de utilizar vários operadores de transporte nas suas deslocações. E pior ainda, tem o seu cartão em excelentes condições e mesmo assim é obrigado a comprar novo cartão para se poder deslocar, e nem sempre é possível fazer a retoma do mesmo no prazo de 5 dias úteis que as empresas publicitam, devido ao fato de nem sempre existirem postos abertos nos horários de exploração bem como ao encerramento quase compulsivo de grande parte dos quiosques de vendas de alguns operadores.

Não sei se as pessoas se queixam mas as empresas devem elas próprias refletirem um pouco nisto que abordei.
Mais vale implementar algo novo, se o mesmo for possível e comprovado após teste com o software melhor criado para esse sistema. Não é com upgrades que se vai lá...
E enquanto as empresas andam nisto de apontar culpas umas às outras, andam os passageiros a reboque delas...

segunda-feira, 16 de março de 2009

"MINHAS MÚSICAS PREFERIDAS" (46)...

Hoje trago-vos "Himekami" com "Journey of the wind"...
Música bastante agradável de se ouvir enquanto trabalhamos...

sexta-feira, 13 de março de 2009

"TARDE DE CHUVA"...

Já algum tempo que não postava algum texto que fosse mais prosa que crítica socio-política. Por isso vos deixo com esta" Tarde de chuva"...

“Tarde de chuva”....

Triste tempo chuvoso que teima em não passar.

A tempestade está forte e não dá mostras de amainar.

O frio percorre o meu corpo e arrefece a minha alma.

Persiste em mim uma vontade de algo fazer.

Encosto-me à soleira da porta e observo as pessoas na rua a passar;

Com um passo apressado lá vão elas na sua vida.

Volto para dentro e recosto-me no sofá a olhar para o teto, na esperança que a tempestade finde e me permita sair.

Mas nem no sofá estou bem.

Sinto-me acelerado por dentro e uma ansiedade enorme queima o meu peito.

Preciso de respirar. Preciso de sair;

E a tempestade bruscamente aumentou quase em paralelo com o meu sufoco.

Mas apesar da borrasca, tenho de sair...

A chuva que cai, molha-me a face.

Goteja sem parar. E de um momento para o outro desato a correr.

Estou encharcado até à alma.

Sinto o frio das gotas a acalmarem esta fúria em que me encontro.

Paro finalmente para respirar.

Inspiro o ar frio de um fim de tarde invernoso.

Dou por mim de joelhos e no meio da estrada.

Estou completamente estarrecido.

Esta permanente luta interna em que me encontro, consome a totalidade das minhas energias.

Neste momento o melhor que tenho a fazer é tomar um duche quente e deitar-me. Adormecer num sono profundo, tão profundo que quando acordar me sinta RENASCIDO...

domingo, 8 de março de 2009

ADEUS KiKo...

Hoje partiste, meu Amigo.
Tú que foste um fiel Amigo e um bom companheiro de Vida.
Eras a companhia dos meus passeios tardios e notívagos pelo jardim e pelo circuito de manutenção.

Tinhas uma sede de viver enorme e mesmo no fim da linha, tiveste uma coragem enorme e uma força e vontade de viver que possivelmente eu não terei.

Conheci-te já tú tinhas 3 anos e eras a fera que todos conheciam; aquele ar doce e meigo era apenas um engano. Se alguém se aproximasse de ti, fosse humano ou não, lá estavas tú para mostrares os teus dentes e latidos a quem quisesse ouvir.

Sempre me ouvistes, sempre me acompanhaste. E quando chegava a casa lá estavas tú à espera e sempre que me vias a tua reação era como se eu tivesse partido para longe e tivesse muito tempo fora e sem te ver. Parecia que cada vez que saia de ao pé de ti, as saudades te apareciam.

Não terei nos próximos tempos essa companhia e espera.

Tão depressa não ocuparei o teu lugar no meu coração e no meu viver.
Foste único entre tantos.

O que mais poderei dizer, sem correr o risco de não te por no altar que tú mereces ocupar.

Depois da operação ( remoção da próstata e deteção de carcinoma) nunca mais foste o mesmo, se já andavas apático ( devido ao falecimento do teu avô) antes, ficaste muito pior depois.
Mesmo sabendo da doença que padecias fizemos o possível para te manter no mundo dos vivos e até a medicinas alternativas recorremos, mas nada! O mal já te corria nas veias e pouco ou nada se podia fazer para mitigar o teu sofrimento.

E esta noite, uma das piores da minha vida, tú partiste para um lugar onde possas repousar o teu corpo cansado da tanta dor.

Adeus KiKo e OBRIGADO por tudo!!!!!!!!!!

PS: O tasco vai estar fechado até ao fim da semana.

PS2: Não me esqueci de vocês, Mulheres. Não tenho é cabeça para escrever algo bonito para vocês lerem.
Feliz Dia da Mulher! Beijos!!!

sábado, 7 de março de 2009

SE FOSSE ASSIM, NÃO ESTAVAM TANTOS NA CADEIA...

Gostei do que li nesta notícia.
Se na realidade, cada vez que alguém vai preso, trabalhasse efetivamente na cadeia para se regenerar e se tornar útil para a Sociedade Civil, aprendendo com os seus erros, estaríamos a viver numa sociedade ideal.
Mas não é também difícil a sua realização, basta alguém o assim querer.
Bastariam ser criadas leis que adaptassem o código e o sistema penal para que se fizessem as alterações necessárias para que isso acontecesse.
Por os presos a trabalhar e a justificar a sua alimenteção, roupa e afins, que saem sempre dos bolsos daqueles que eles prejudicam, que são os contribuintes, logo todos nós; talvez para a próxima vez que cometessem um crime ou algoílícito, pensariam duas vezes antes de o fazer.
Mas não, hoje em dia, ou não são presos ou são punidos com penas suspensas e mesmo aqueles que vão cumprir pena para uma cadeia, levam uma vida descansada no interior da mesma, teem recreio, alimentação a tempo e horas e atividades que os ajudam a passar o tempo em que estão privados da sua liberdade.
Cá fora, quem trabalha e cumpre com as suas obrigações e cidadania ainda tem de sustentar estes moinantes...

quinta-feira, 5 de março de 2009

ASSIM, SIM!!!!

Até que enfim que alguém comecerá a ser responsabilizado pela sua má gestão ou conduta gestacional. Já era altura de isso acontecer.
Existe muito bom gestor/a por aí em que tenta dar uma boa imagem das suas empresas e que efetivamente o consegue fazer e tem uma gestão de sucesso, mas infelizmente existem outros que aos gerirem empresas, mais parece que estão a jogar monópolio com dinheiro real, e que se esquecem que estão a lidar com a vida e emprego dos trabalhadores bem como da saúde financeira das empresas que representam/gerem.

A bem do rigor e da justiça, é caso para dizer "assim, sim!!!"

sábado, 28 de fevereiro de 2009

"MINHAS MÚSICAS PREFERIDAS" (45)...

Hoje é a vez dos Rammstein nos visitarem com a música "Ohne Dich".

Apesar de serem uma banda mais "barulhenta", também sabem fazer ( e bem) umas baladas bem à maneira...

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

5-0

Sinceramente, assumo que só agora consegui digerir o resultado desastroso do Sporting - Bayern de Munique.

Houve momentos ( algo raros em mim) que me apeteceu deitar fora a TV. Mas como isso não alteraria o resultado, ainda a mantenho no local do costume (eheh, o que me vale é o meu humor).
Agora só espero é que a equipa não desanime para o jogo do fim de semana que vem, e que esta pesada derrota sirva de estímulo para vencer um jogo tão importante como decisivo como o que vem aí com o FCP, para não ficarmos arredados pela luta pela vitória no campeonato nacional.

Força Sporting!!! Allez Allez...

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

EM ESPANHA É ASSIM...

Se isto acontecesse cá nada se passaria. Quanto muito virava-se a cara para o lado e deixava-se que caísse no esquecimento.
Era como a do "outro" que fumou num avião ou a do "outro" que arranjou um amigo pra lhe tratar das vendas de um imovél seu, ou a "daquele" que licenciou projetos e contratos e depois foi trabalhar para quem beneficiou disso mesmo... E que hoje em dia quase ninguém se lembra ou quanto muito apenas se diverte com ironia sobre esses mesmos acontecimentos.

Só em Tugaland, porque nuestros hermanos tratam-lhes bem da saúde...

terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

REPOSTAGEM : " CHEGOU O ENTRUDO".

Chegou o Entrudo.
Época esta considerada para muitos como mais importante até que o Natal ou a Passagem de Ano. Pois nestas festividades existe um cariz religioso e também a esperança da entrada num ano melhor que o anterior. Já no Carnaval as pessoas despem as suas "máscaras" do quotidiano, esquecem as preocupações e problemas e vestem (encarnam) a pele dos seus ídolos, herois ou simplesmente brincam.
Porque a todos faz falta BRINCAR!
A Brincadeira não é somente um direito e dever das crianças; os ADULTOS também devem passar bons momentos de descontração e brincadeira para recarregarem as baterias para o resto do ano. É isso que realmente se passa no Entrudo: DIVERSÃO!

Por isso desejo a Todos um BOM CARNAVAL e acima de tudo que brinquem, mas brinquem muito...

sábado, 21 de fevereiro de 2009

E PORQUE HOJE HÁ DERBY EM LISBOA...

Logo ás 20h00 joga o meu Sporting contra ao seu vizinho da Segunda Circular.
Este será um jogo que decididamente o SCP não pode perder caso ainda tenha em mente a vitória no campeonato.
Primeiro porque se atrasaria ainda mais para o atual lider e depois porque o classificado seguinte é o seu opositor de hoje.

Vai ser de resto, um jogo a não perder...

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

ARGUIDOS NO FREEPORTGATE...

Fala-se que já existem arguidos no FreePortGate. Tudo bem. E para quando os culpados?
Isso é que é importante.
Agora arguidos todos podemos ser, nada demais...
Só mesmo em Portugal, é que existem inocentes, arguidos e culpados...

terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

KiKo OPERADO...

O meu Jack Russel, o KiKo, foi operado hoje.
Foi submetido a uma castração no Hospital dos Animais porque tinha a próstata dilatada ( ele já tem 11 anos) e como tal impossibilitava-o de satisfazer as suas necessidades básicas e aproveitou-se então a operação para também se retirarem uns nódulos que tinha já à algum tempo.
Assim, durante os próximos dias não terei muito tempo para blogar porque lhe terei de dar mais atenção que o habitual.
Disseram-me que os animais depois de serem castrados costumam ficar mais sensiveis.
Não sei se é verdade ou se acontece de fato para a grande maioria dos casos, mas a acontecer assim, pelo menos já não vai tentar dar as dentadinhas de amor que ele sempre gostou de dar a quem não conhece eheh

Até Já...

25.000 VISITAS...

Hoje foram atingidas neste espaço as 25.000 visitas.

Resta-me AGRADECER a Todos os que fizeram ( e fazem!!!) parte deste "número".

A Todos o meu Muito Obrigado!!!!

domingo, 15 de fevereiro de 2009

"MINHAS MÚSICAS PREFERIDAS" (44)...

Hoje recebemos a visita de Ozzy Osbourne com a canção " Mr. Crowley" dedicada a esse grande vulto das ciencias esótericas, Aleister Crowley.

Sim esse mesmo. O tal que teve um duelo com Fernando Pessoa na Boca do Inferno em Cascais e que desapareceu no nevoeiro...

Esta é mais uma das canções que me acompanham no carro...

sábado, 14 de fevereiro de 2009

A SIMBOLOGIA DO MEU NOME...

Tive acesso a um dicionário de nomes e pela curiosidade que move cada um em tentar perceber o significado do seu nome, pus-me a tentar analisar o meu.
E partilho com voçês o seu significado:
Nuno: É um nome de origem latina e deriva de “nono”. O nono filho. Considerado o “Guerreiro da Luz”, busca incessantemente a verdade e a pedra filosofal. Associado a honestidade e gestos nobres. Deriva também de "Nun", a Substância Divina ou Homogenea.
Alexandre: Dos termos gregos “alexein” e “andros”, respectivamente, proteger e homem, ou seja, defensor do homem. Alexandre é um líder nato, cuja maior preocupação é melhorar a vida dos demais, desempenhando um papel preponderante a favor do progresso. Mistura bem conseguida de doçura e determinação, o seu segredo reside na sua toral disponibilidade. A filantropia assenta-lhe como uma luva.
Alexandre é decidido e muito teimoso, não pensando duas vezes em arriscar-se para obter o que deseja. O facto de ser detentor de uma inteligência muito aguda poupa-lhe esforços para subir na vida, mas raramente enriquece, mesmo apesar de ser uma pessoa económica.
Santos: É um nome latino que significa “Sagrado e íntegro”.
Raimundo: É um nome germânico que significa “o que protege aconselhando”.
Significa protetor ou sábio. Indica uma pessoa que tende a se isolar, pois é muito rigorosa consigo mesma e supervaloriza as virtudes dos outros. Mas, quando se conscientiza da sua própria importância, toma-se capaz de dar apoio e conselhos valiosos a todo mundo.
A isto posso acrescentar que o meu signo zodiacal é Leão e o chinês é Dragão.

Em suma, sou uma pessoa "iluminada"... eheheh
Bom Fim de Semana

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

I.C.A.R. Vs PODER POLÍTICO...

Como a I.C.A.R. não anda muito contente com o atual governo socialista por causa de uma certa concordata, então cada vez que pode vai lançando umas "farpas" para o ar...

Agora anda a fazer campanha política contra o PS por causa da questão da Homossexualidade. Bem se estivesse no programa do PS a Eutanásia nem sei o que sucederia então...

Então esses senhores já se esqueceram que Jesus Cristo afirmou " A Deus o que é de Deus e a César o que é de César". Será que não entenderam a lição que o poder dos Homens apenas a eles diz respeito?!
Ou só entendem os ensinamentos de Cristo como lhes convém?

Tal como já tenho alertado neste espaço, se a I.C.A.R. se preocupasse antes com outro tipo de questões sociais ( a Pobreza, a Caridade, a Educação) é que fazia bem, agora estar a intrometer-se em assuntos políticos é que não. Quanto muito e apenas no Vaticano, que é um Estado soberano.
Será que se esqueceram que estamos em pleno sec. XXI e não na Idade Média?!´

Às vezes penso que não acompanharam a evolução dos tempos...

terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

DESAFIO (4)...

Fui desafiado pelo Daniel Santos, blogger do blogue "Em 2711" , a escrever seis coisas que me caracterizem.

Então aqui vão elas:
ºGosto de animais;
ºGosto de uma boa refeição rodeado de amigos " tudo numa boa"...;
ºAdoro conduzir, principalmente ao final da tarde junto a praias para apreciar o por-do-sol;
ºGosto de acordar tarde ( uma pessoa não pode ter só qualidades, também tem de ter algum defeito, senão não era normal eheh);
ºGosto de melgar os meus amigos, eles bem sabem o que sofrem com as minhas brincadeiras eheh;
ºE para finalizar, gosto de escrever aqui no blog e partilhar as minhas ideias e desabafos de modo a tentar manter alguma sanidade mental no meio da confusão em que vivemos.

Acho piada a este tipo de desafios porque mostram um pouco mais daquilo que somos.

Assim ficaram a conhecer-me um pouco melhor...

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

"MINHAS MÚSICAS PREFERIDAS" (43)...

Hoje trago a este palco a banda de um Amigo e colega meu de trabalho, o Luis Piedade.

A banda de que ele faz parte e é o baixista de serviço são os Albert Fish, uma banda de punk-rock já com alguma notoriedade no nosso país.

Por isso aqui fica o meu contributo para a sua divulgação fora dos circuitos habituais.

E assim, aqui fica a canção "Sindelar" para partirem o coco...

sábado, 7 de fevereiro de 2009

PROMULAGAÇÃO DO C.T....

O nosso Presidente da República promolgou esta semana o famigerado Código do Trabalho que gerirá as relações Empregador-Trabalhador para os próximos tempos.
Parece que as manifestações dos trabalhadores, as suas queixas não foram ouvidas na totalidade.
Alteraram-se algumas das medidas mais nefastas para os trabalhadores, mas a grande maioria lá ficou.
Umas porque foram uma melhor transcrição e aplicação do que já anteriormente existia e outras porque foram efetivamente criadas.
Não vou estar aqui a referir quais foram, porque aconselho a leitura do Código do Trabalho a todos os Visitantes, mas quero apenas afirmar que apesar da crise internacional financeira, do desemprego elevado que vai assolando o nosso país e o resto do mundo, não será desta maneira que as coisas vão melhorar, o que se vai passar é efetivamente o contrário. Existirá uma precarização progressiva das relações laborais; os empregadores apesar da maior facilidade de despedir alguém, terão maiores custos de formação nos novos empregados ( porque estará a despedir gente qualificada), mesmo que essa redução seja de efetivos, o volume de produção também será afetado; as economias não melhorarão e perderão alguma da sua dinamica porque quem está desempregado não poderá "consumir"porque já terá muito pouco para sobreviver.
Enfim, um montão de problemas que já anteriormente existiam e que num futuro próximo terão tendencia a piorar...
De uma coisa tenho eu a esperança, é que se os Trabalhadores não se unirem na luta e no combate à Flexibilização e Precarização das relações de trabalho, qualquer dia mendigarão para trabalhar...

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

REEMBOLSO DO I.R.S.

Este ano será um ano atípico no que toca a matéria fiscal em relação ao reembolso fiscal do IRS.
Bem, atípico já está ele a ser com a crise que nos afeta, mas o fato de se ir receber o IRS ( quem o recebe) mais cedo que o habitual e com a desculpa que é por causa da crise não me convence na totalidade,
Se é uma "coisa boa", é sim senhor!
Mas se o podem fazer este ano, porque não o fizeram anteriormente?
Naõ será para os portugueses ( eleitores!) chegarem a Junho ainda com os bolsos com dinheiro?!
Não será para servir de engodo para as eleições que se avizinham?!
Com a mancha que paira sobre o atual executivo governamental, não será esta medida uma forma de tentarem arranjar mais eleitores para o seu partido?!
E melhorarem a sua imagem política!?
E se o que vão devolver mais cedo é o dinheiro que pagámos a mais em sede de IRS, significa que nos outros anos o poderiam ter feito e o dinheiro só lá ficou a ganhar juros em proveito do Estado e penso que nunca ninguém recebeu juros dessa retenção indevida por tanto tempo .
O que me choca é que se for o contribuinte a falhar um pagamento de imposto, a fazer retenção ao imposto, o mesmo é punido com coimas nada brandas, mas quando é o Estado a fazer o mesmo, a coisa acontece de modo diferente.

É caso para dizer "faz o que digo, não faças o que faço!"

terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

SHERLOCK KIKO...

O grande e conhecido inspetor Sherlock KiKo está em Portugal para seguir o rasto dos supostos 4 milhões de euros que foram pagos a alguém...

Em cima ficam algumas imagens da sua tentativa de deslindar o mistério que tem afetado o corredor São Bento-Alcochete.

Este assunto do FreeportGate como já é apelidado por muitos, é mais uma mancha na reputação do nosso primeiro-ministro José Sócrates a acrescentar ao Caso do Diploma de Engenharia Civil.
Nunca em Portugal se falou tanto negativamente de um político e por muito menos caiu o executivo governamental anterior.
Não quero desta forma mostrar desconfiança por quem nos governa, pelo menos neste assunto. E tem o mesmo o direito à presunção de inocência que defendo para todos os cidadãos até serem condenados e transitado em julgado tal condenação.
Mas não posso deixar de mencionar que o caso não abona nada à sua imagem, e deve o mesmo se tentar distanciar do caso como primeiro-ministro e fazer a sua defesa como cidadão, pos é pela qual está a ser supostamente investigado e não pelo contrário. Se efetivamente vier a ser provado que no licenciamento do Freeprt houve mão corrupta, devem todos os corrompidos serem penalizados por tal atitude, para a Justiça "não morrer solteira" como em muitos outros casos de corrupção em que os mesmos tiveram desfechos bastantes estranhos e muito diferentes do que era esperado.

A imagem de Portugal e da sua Justiça é mais uma vez posta em caso internacionalmente, e ficaremos bastante mal na "fotografia" se o caso não tiver um desfecho rápido.
Cabe á Procuradoria Geral da República zelar também pelos interesses dos Portugueses e acima de tudo pela nossa imagem, devendo fazer as diligências necessárias para o apuramento da verdade.

A ver o que vai acontecer cá no "retângulo" nos próximos tempos ou se a nossa Justiça está em saldos...

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

"HONRARIAS & DISTINÇÕES" (36)...

O Fernando, administrador do Blog "incoerências" teve a gentileza de me distinguir com o Prémio "Dardos".

O que agradeço!

Como é hábito meu, irei fazer a batota do costume e não seguirei a corrente.

sábado, 31 de janeiro de 2009

O AMOR...

Escrevi este desabafo há uns anos atrás e partilho-o com Vocês na Série "Pensamentos & Desabafos". Já algum tempo que não publicava textos deste género, mais interior, mais filosófico...

O AMOR

O Amor tal como a Vida, é apenas um conjunto de encontros e desencontros, paixões, afinidades, traições e ódios, felicidades e infelicidades.

Ações e pensamentos esses que nos fazem ser aquilo que hoje somos, em relação aos nossos ideais bem como nas atitudes que tomamos em determinados momentos da nossa vida. Atitudes que nem sempre são coerentes com a nossa forma de estar mas que a maioria das vezes teem de ser tomadas para não corrermos o risco de ficarmos para trás na nossa evolução como pessoas, podendo esse crescimento não ser feito da melhor forma que seria o ideal e sendo apenas o espelhar de outras tantas situações que nos moldaram até chegarmos ao que somos de neste momento, pois a Vida e o Amor são uma constante escalada de aprendizagem e conhecimento onde nada nem ninguém pode afirmar que tudo sabe, pois ao cairmos na tentação de afirmarmos que tudo sabemos, só demonstramos ainda mais a nossa ignorância e incapacidade de aprender e de evoluir.

O amor pode ser encarado também como uma forma de estar, sendo assim, quem vive desta forma, vive numa (aparente) felicidade, pois apesar de se estar feliz, o mundo não pára de girar. E se não evoluirmos nesse e com esse sentimento estamos sujeitos a ficar ultrapassados, pois estamos constantemente em prova absoluta desse nosso amor, bem como na mira de eventuais “aproveitadores de situação” que mais nada querem senão tomar o que é “nosso” porque nos invejam, porque apesar de ninguém ser dono de nada, ao sentirmo-nos ligados a algo, inconscientemente o tomamos como adquirido sem que ninguém tenha ou possa alcançar essa fonte de “prazer”.

O que é o Amor afinal ?!

Senão a fonte de um prazer imensurável, e um sentimento que nos percorre e entorpece o corpo, pois quem ama e se sente amado, vive numa constante alienação porque mais nada vê senão a fonte desse amor, ficando inebriado e cego quando se é correspondido por tal sentimento, porque somente esse alguém nos parece importar e o resto das coisas são de importância menor. E desta maneira corremos riscos que em outras situações ou alturas não correríamos e ficamos sujeitos a cometer erros de avaliação e atitudes insanas e a cair em tentações que tantas das vezes nos são prejudiciais. Mas mais nada importa, pois estaremos em busca desse sentimento viciante ( porque o amor actua como uma droga ao elevar-nos os nossos níveis de dopamina e ao produzir endorfinas que se encarregam de nos dar essa sensação de bem-estar que nos vicia e tolda a mente e o espírito); que queremos e desejamos que não acabe nunca, pois mesmo que nos adormeça para a realidade aguça-nos “outros “sentidos e dá-nos novas perspectivas sobre a vida. Ao estarmos felizes queremos que a nossa cara-metade se encontre feliz também, e para tal, temos de criar condições para que seja possíveis a manutenção e estabilidade dessa felicidade; pois só a custo de recuos e avanços pode progredir uma relação que tenha como base um futuro e uma vida em comum, pois se não for com estas perspectivas o que sentimos não é amor, mas sim paixão; E esta sim é uma das maiores “dores de cabeça” do ser humano, pois cria-nos fantasias do que será a vida, mas que na realidade não passam apenas dos nossos desejos reflectidos em alguém e que com o passar do tempo esses desejos e anseios acabam por desvanecer porque a paixão é um sentimento irreal e temporal, coisa que o amor não é!

Através da paixão pode-se atingir o amor, mas o caminho inverso é quase impossível, pois a chama doce e calma do amor é diferente da chama quente e violenta da paixão e só com paciencia e disponibilidade se conseguem fundir. Pois o amor é sentido de uma forma real e é intemporal na nossa mente e nas experiências vindouras, sendo que a cada nova relação ou conquista se compare (in)conscientemente todas as experiências anteriores, o que geralmente acaba por ser um erro tremendo pois essa comparação pode influir negativamente na relação que se tenha de momento; porque apesar de ser possível evitar erros passados, todas as pessoas são diferentes e temos de olhar para cada uma das situações como novas situações, porque só desta forma podemos evoluir e fazer evoluir o nosso amor.

Nunca e de modo algum poderemos por a outra pessoa num patamar acima de nós, o que acontece a grande maioria das vezes, para que não se passem situações de abusos e de intolerâncias, porque que pensa que ocupa um lugar cimeiro ou de destaque, muitas das vezes é inobservante em relação aos sentimentos da outra pessoa e pensa que de tudo pode, o que não se enquadra com a verdadeira filosofia do amor, onde impera um clima de respeito mutuo e de confiança plena, para além das demais responsabilidades e “obrigações” a que estamos sujeitos ao assumirmos uma relação. Porque quando assumimos uma relação é porque já passamos a fase da descoberta e que gostámos do que vimos e que nos sentimos preparados para algo mais forte, consistente e importante e acima de tudo perspectivamos um futuro com essa pessoa; caso contrário mais vale andar a saltitar de paixão em paixão, porque apesar de não nos preencher, sempre vamos aprendendo algo com isso (para além de passarmos uns tempos agradáveis) até que o amor apareça e encontrarmos a/o “the one and only” que nos consiga “reformar” das aventuras e desventuras da vida.

E aqui ficou um desabafo sobre o amor...

"MINHAS MÚSICAS PREFERIDAS" (42)...

Hoje deixo-Vos com os Gun e a canção "The Only One".
Balada muito porreira de se ouvir nestes fins de tarde chuvosos que teem abundado...

terça-feira, 27 de janeiro de 2009

JÁ NEM NOS TRIBUNAIS O DINHEIRO ESTÁ SEGURO...

Quando li este artigo, tive um acesso de riso que já há muito tempo não tinha.
Hoje em dia já sabemos que não é muito "seguro" deixar o dinheiro nos bancos, mas nos tribunais uma pessoa ainda podia confiar... (lol)

Parece que vão retirar as caixas de ATM dos tribunais em virtude da grande quantidade de assaltos ocorridos nas "Casas da Justiça".
É caso para afirmar que já nem os tribunais os assaltantes respeitam...

Mas mais a sério porque o tema também o merece, esta medida vai afetar a maioria dos cidadãos que tiverem de se deslocar a um tribunal.
Porque com o aumento da criminalidade e dos pequenos roubos, a grande maioria das pessoas não anda com grandes montantes na carteira, preferindo fazer pagamentos através do multibanco ou fazer levantamentos apenas quando é necessário.
E ao serem retiradas as ATMs, sempre que alguém se dirigir a um tribunal terá de levar a carteira recheada de euros, mesmo que não lá vá para pagar alguma coima a que tenha sido condenado.

Se o problema é falta de segurança nos tribunais, que se reforce a mesma no periodo noturno, e não como atualmente é noticiado, em que a segurança noturna de um tribunal é feita por apenas um ou dois vigilantes de uma qualquer empresa de segurança privada.
E porque não serem os tribunais guardados por efetivos policiais?
Se por agora só se roubam valores das ATMs, o que se fará quando começarem a desaparecer processos ou outros documentos afins!?

É caso para fazer outra afirmação, O Simplex não chegou a todos os lados...

domingo, 25 de janeiro de 2009

ENTÃO, PARA QUANDO A VEZ DOS POBRES?!

Ao ler esta noticia durante esta semana fiquei a pensar, e então quando chegará a vez dos pobres. Porque ao ler o artigo, apenas fiquei com a ideia que só as classes mais abastadas ou com algum fôlego na algibeira serão importantes para quem nos (des)governa...
De fato, alguém já anda em pré-campanha...

segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

LUTO...

Por motivos familiares, esta semana não publicarei mais textos.
Agradeço antecipadamente as Vossas visitas, mas apenas perderão algum do Vosso importante tempo.

Out to nowhere...

QUE M...DA É ESTA!?

De vez em quando ao aparecem uns atropelos à nossa liberdade que eu pensava que nem podiam existir.

O que me vale é que eu nunca atendo números privados de ninguém, porque se alguém me quer contatar que o faça de forma visivél, caso contrário está sujeito a que eu não atenda. (Por norma só atendo números de telefone dos quais eu tenho o seu registo na memória do meu telemóvel para me proteger de casos destes...)

Mas esta situação é um abuso tremendo e já me aconteceu no passado atender chamadas deste tipo enquanto trabalhava ( o que não nada agradável!) e que me faziam perder a concentração necessária para trabalhar e me dispersavam a mente com os produtos ou serviços que me tentavam"impingir".

Alguém tem de por fim a tais abusos e se alguém pretender ter informações sobre determinado assunto, produto ou serviço que recorra às Help-Line que existem senão as tais empresas que as criem, pois se teem efetivos para melgar os outros, também os podem empregar para dar informações!

Não poderá o Regulador das Telecomunicações fazer algo pela defesa dos consumidores?!

domingo, 18 de janeiro de 2009

"MINHAS MÚSICAS PREFERIDAS" (41)...

Temos em palco hoje aqui a Greg Kihn Band com "The Breakup Song (They Don't Write 'Em)".
Esta é mais uma daquelas que é intemporal...

quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

2 ANOS!!!

Celebram-se hoje os dois anos de existência deste espaço.
Quando o comecei nunca pensei que o mesmo durásse tanto tempo, pois o que me levou a criá-lo foi o fato de poder desabafar em forma de escrita as minhas ideias e debater as mesmas neste espaço incomum que é a Blogosfera.
Algumas vezes já estive mesmo para o encerrar, mas o apoio e as visitas que vou tendo, impedem-me de o fazer.
Tenho conhecido gente com que criei alguns laços de Amizade e Respeito, uns foram, outros permaneceram, como tudo na Vida, mas a lembrança e o carinho que tenho por elas permanece cá dentro.
Assim vou continuar a debitar os habituais textos, desabafos e ideias que espero que continuem a "tocar" as pessoas que me visitam.
Apenas posso Agradecer esse mesmo apoio que chega através dos comentários ou do contador de visitas que está lá para baixo na barra da direita...
MUITO OBRIGADO!!!!!!!!

quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

AI ESTA I.C.A.R....

Mais uma vez a Igreja Católica meteu "os pés pelas mãos"...

Desta feita não foi o papa, mas outro alto dignatário católico, nada mais que o Cardeal Patriarca de Lisboa, D. José Policarpo.
Num debate descaiu-se que as mulheres católicas devem "pensar duas vezes" antes de casar com um muçulmano.
E eu a pensar que o mais importante num casal era o Amor...

Numa época em que se fala de Tolerância entre Religiões, em que existem bastantes encontros ecuménicos, em que cada vez mais se debate a Religião na Sociedade, atitudes destas demonstram um certo ultra-conservadorismo por parte da I.C.A.R que nada tem a haver com a época em que vivemos e muito menos com a tentativa de limpar uma imagem um pouco antiquada desta Igreja.
Condenam os islamitas pelas suas atitudes extremistas, os judeus pelo seu ortodoxismo e depois de tempos a tempos aparecem comentários deste tipo que em nada a dignificam...

Não deveria a I.C.A.R. andar mais preocupada na envangelização de crentes, se preocupar com os pobres e doentes, acima de tudo honrar o que vem descrito na Bíblia e nos ensinamentos de Jesus Cristo?!
É que não é à toa que cada vez mais esta Igreja vai perdendo fieis para outras confissões cristãs e é por este tipo de comportamentos que se afastam os seus fieis, dos quais me incluo eu.

De fato cada vez mais acho que ser sacerdote na I.C.A.R. não é uma vocação mas mais uma profissão como as outras...

sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

"MINHAS MÚSICAS PREFERIDAS" (40)...

Para primeira banda do ano, escolhi os Stiltskin, banda muito porreira que ouvia nos anos 90. E muito em particular esta canção, "Inside", que me fartei de ouvir por bares de rock e metal do velho e intemporal Bairro Alto e no muito saudoso Rockline em Alcântara.

Esta é mesmo para pular...

terça-feira, 6 de janeiro de 2009

SOBRE A ALEGADA "DEFESA PESSOAL"...

Antes demais quero lembrar a quem me conhece e informar quem não me conhece, que sou contra qualquer forma de abuso policial e qualquer abuso que exista sobre alguém, quer pela via da força quer pela via da palavra.

E posto isto passo ao post em si,

Nos últimos dias sucedeu mais um caso em que um policia disparou a matar um civil, sendo o mesmo um menor de idade.
Está ainda por apurar a veracidade e o real motivo do disparo.
O agente de autoridade afirma que foi na sua legitima defesa após ter uma arma de fogo apontada a si mesmo e que disparou após avisos vários ao meliante.
Parece que o tal menor, estaria em fuga após ter furtado um automóvel com outros jovens da sua idade. Crime esse ultimamente muito popular nestas franjas de idade.

O que está em causa neste post não se trata de o policia tinha ou não razão ao efetuar o tal disparo mortal ou se o jovem era um santinho.
Mas sim, o que cada um de nós faria numa situação deste tipo.
Como agiriam se tivessem uma arma de fogo apontada a voçês e se nas vossas mãos tivessem também outra arma de fogo. ( O caso nem se põe se não tivessem arma alguma, pois é obvio que nada fariam!)?
Disparariam a arma? Ou deixavam que outrém disparasse sobre vós?
O que está aqui em causa é a integridade e a vida de cada um, e apenas isso.
Eu claramente assumo que se me encontrasse numa situação deste genero e tendo uma arma, para me salvar com toda a certeza a iria utilizar e depois cá estaria eu para me defender com a justiça.
Sabemos também que algumas vezes se dispara de qualquer forma e muitas vezes acontece o que não deveria acontecer... Civis baleados por balas perdidas ou mortes involuntárias.
E os policias são penalizados por isso mesmo.
E todos nós sabemos que um policia tem uma formação específica em armas e várias horas em carreiras de tiro, o que os mentaliza que não devem disparar sem motivo e somente apenas por necessidade. Como não sou juiz e sempre acredito até ser provado o contrário, para mim o policia exerceu o seu direito em salvaguardar a sua integridade e apenas recorreu ao uso da força porque o meliante não se entregou de livre vontade e ainda pôs em risco a vida de outras pessoas.
A Justiça que avalie o caso e que delibere com entender melhor, mas tenho para mim que se estivesse eu na pele do tal policia, faria exatamente como ele afirmou, avisaria primeiro o criminoso que estava a cometer uma infração e se o mesmo continuasse com a sua atitude ofensiva e com a arma em riste, não pensaria muito e faria o que qualquer um faria para salvar a sua pele...
Agora o que não devia acontecer é um menor andar para aí a cometer ilegalidades e devia o mesmo estar na escola ou em casa a ser formado como cidadão cumpridor com as regras de se viver em Sociedade...

segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

"DITOS & DESDITOS (5)...

Hoje de tarde ouvi numa pastelaria esta pérola:
"Quero uma sandes mista de fiambre."

Ainda não percebi onde ficará a "mista" numa sandes de fiambre; normalmente algo misto é com mais que um componente.
Será que quem fez o tal pedido se lhe ocorreu da bacorada que disse?
E será que o empregado de balcão entendeu o que lhe foi pedido?

É que eu saí antes de ter chegado ao balcão tão desejado pedido...

quinta-feira, 1 de janeiro de 2009

DESAFIO-PRESENTE DA LOPESCA...

A amiga Lopesca ofereceu-me um presente numa das habituais correntes que pululam os blogs e a internet e neste caso concreto é o desafio “Que prendas dariam a 9 bloguistas que acompanham e que vos acompanham a vós à algum tempo?” O que agradeço pois gosto de receber presentes. ( Quem não gosta?!) O meu foi presente, o desejo de que melhorasse o nosso sistema de Saúde. Bem acertado o presente!

Agora tenho de nomear os tais nove bloggers. Desta vez o farei. Mas os Bloggers seguirão a corrente se assim desejarem. Assim ( e sem ordem de preferência):

Ao R.da Cunha desejo que os eventos que o painel do blog onde participa e que organizam, sejam mais conhecidos e publicitados pelos media e que assim possam contribuir para o debate dos problemas sociais que nos afligem.

Ao Joy, que possa fazer um voo à volta do mundo de preferência num balão de ar quente, porque deve ser uma ótima experiência para quem gosta de voar.

Ao António de Almeida , que pela sua mão, continue a sair uma critica socio-política da maneira que ele tão bem faz e que o já vai tornando mais conhecido e respeitado pela blogosfera fora.

Ao C Valente que este ano lhe traga mais uma animalzinho de estimação, pois sei que o amigo gosta de animais.

À Blondie , que o ano que agora começa, lhe traga a felicidade que tanto ambiciona e merece...

À missixty , que seja cada vez mais reconhecida como fotografa, pois faz fotos com grande qualidade.

Ao Tiago , que possa passar para livro, os excelentes textos que escreve.

Ao Kaos , que continue com a inspiração para fazer os “bonecos” a que nos já habitoou ( e bem!).

À Lídia que continue com a sua excelente forma de estar na vida que me toca em particular pela forma com que se preocupa com o bem-estar da Vida Humana.

Por mim ainda punha mais gente ( mas o desafio era para 9), por isso é que não gosto de seguir correntes. Apenas fiz por ser o primeiro post deste ano.
Boas Entradas e Bom Ano de 2009!!!

domingo, 28 de dezembro de 2008

M... DE "SAÚDE" QUE VAI NESTE PAÍS...

Era para não postar nada por estes dias natalícios, mas infelizmente e somente por isso e para desabafar um pouco a "ira" que vai em mim, vou "destilar o meu veneno" neste post!

O meu sogro, jovem que hoje faz 8o anos e que os festeja numa cama do Hosp. Pulido Valente ( já lá vamos...) foi mais uma das milhares de pessoas que sofreu na pele o "Crash dos Hospitais".
Depois de ter saido à cerca de uma semana do Hosp. da Santa Maria onde tem andado no entra-sai (infelizmente) habitual de quem tem uma idade/experiência destas e uma saúde já afetada pela forma com que levou a sua vida; deu entrada novamente por volta das 17 horas de sexta-feira no referido hospital com uma pneumonia. E depois de feita a triagem deram-lhe uma etiqueta verde.
Acontece que depois de erros hospitalares vários, nomeadamente enganos ao nivel do tipo de soro e forma de o por a correr nas veias do velhote em que o enfermeiro deixou mal posto o tubo e ficou o soro a correr e a molhar o "velhote", da habitual espera pelas análises e posterior resultado, e já sabendo o hospital de antemão qual a situação clínica dele por lá andar neste entra-sai vai para 3 meses com problemas respiratórios e gastreológicos ( ainda na última vez que ele lá entrou pela Urgências, esperei eu 12HORAS das 04h30 da manhã às 14h00 da tarde de 29 de Novembro). Eis que pelas 05hoo da manhã me dizem que ele será encaminhado para internamento no Hosp. Pulido Valente por não terem camas vagas.
É de chorar de tanto rir.

Agora depois de ler nos jornais e assistir nas Tvs o caos que aconteceu este fim de semana é caso para dizer, a política de Saúde deste governo FALIU!!!!!!!!!

Ou será que a ideia é as pessoas morrerem para o Estado ficar lá com o dinheirinho das suas reformas, pouparem nos subsídios de apoio e afins?!

Como é que o governo demonstrará o contrário?
Fecha centros de saúde, maternidades, apoia a iniciativa privada invés de apoiar os hospitais públicos ( nem todos teem dinheiro para andar em CUFs, H. da Luz, etc) e ainda promove uma linha telefónica ( Saúde 24) que não dá vazão às chamadas efetuadas nem o INEM consegue responder a tantos pedidos de auxilio e nem falo apenas deste fim-de-semana, pois nos últimos tempos sempre que ligo para o INEM para virem ver o estado de saúde do meu sogro e o respetivo transporte hospitalar, as chamadas vão sempre parar ou ao Grande Porto, Alentejo e desta vez até para o Algarve foram parar.

E depois não querem que o Povo os trate mal nos comícios e nas campanhas eleitorais...
Assim não, assim não!!!!

quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

REPUGNANTE!!! APENAS ISSO!

Quando li ISTO nem quis acreditar que alguma mente iluminada a tenha alviterado sequer, quanto mais cumprir.
Cada vez mais este governo me repugna pelas suas ações, é condescendente com criminosos ( a alteração ao CPP é aquilo que é...), não fiscaliza os Reguladores de setor e depois isto anda como anda. Faz ingererência de empresas ao entrar na gestão de bancos privados arruinados por más gestões e por mãos criminosas e enterrando neles milhões de euros dos contribuintes.
E com tanto dinheiro mal usado, o governo não terá uns milharzitos para ajudar quem realmente necessita como o necessitam as pessoas com deficiências?!
Ao fim de tantos anos sem cobrarem nada ( e sendo os subsídios e ajudas aquilo que já todos sabemos o que são...) aos utentes com deficiências nas suas IPSS, querem agora que apartir do ano que vem, começar a sacar uns cobres até aos deficientes? Desculpando-se de forma esfarrapada que será para agir de forma (IN)JUSTA na comparação das IPSS com as entidades privadas.
Isto não é ridículo, apenas é REPUGNANTE!

quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

PRENDA DE NATAL ANTECIPADA...

Hoje os trabalhadores europeus em geral , tiveram uma prenda de Natal antecipada.
O Parlamento Europeu votou contra o aumento da jornada semanal de trabalho para mais de 48 horas. Sendo esta uma grande vitória para os trabalhadores.

Ás vezes parece que o Patronato se esquece que os seus funcionários/ colaboradores ou o que quiserem lhes chamar também têm família a cuidar e ter tempo para descansar.
E que não são máquinas ali apenas para os servir.

É óbvio que o Horário de trabalho é para ser cumprido e condeno veemente quem falta pela mínima razão possível e prejudicando assim o seu serviço e trabalho. Mas também não é à custa de trabalho suplementar consecutivo nem aumentando o tempo de trabalho semanal que se irá sair da crise. Apenas a camuflará, tapando-se empregos que podiam ser criados, com o aumento do tempo de trabalho de quem já se encontra empregado.

Caros Patrões, é altura de deixarem de olhar somente para vocês, deixarem de se preocupar com a obtenção de lucros fáceis à custa de quem é vosso subordinado.
Se querem lucros, tudo bem.
Criem boas condições de trabalho, com “ferramentas” de qualidade e o trabalho desenvolvido será melhor realizado, ajudando logo aí a diminuir o absentismo numa boa parte. E depois tentem dinamizar ou criar melhores “produtos” a serem consumidos/utilizados. É essa uma das vossas obrigações fundamentais.
Os subordinados estão lá para cumprir e nada mais. Mas cumprir com condições.

É que não sei se sabem mas já estamos no sec.XXI e não em 16...

terça-feira, 16 de dezembro de 2008

... E A SUBARU ABANDONA O WRC...

Ainda há dias tinha noticiado o abandono da Honda na F1 e hoje infelizmente faço o mesmo com a Subaru. Outra das minhas marcas preferidas e Team favorito no Campeonato do Mundo de Rallys. Este Team foi dos que mais fantasias criou e prazer de ver me deu, não só ao vivo como nas TVs. É com muita pena que hoje leio e vejo a ser noticiado nos media em geral o seu abandono.

A crise económica atual que existe pelo mundo fora está a penalizar o desporto como nunca antes foi visto. Uma coisa era a alteração a leis que proibiram a publicidade a certos produtos que fez com que muitos patrocinadores abandonassem as equipas no desporto em geral; mas nos desportos motorizados principalmente nos automobilísticos, em que os carros de competição servem de montra tecnológica e publicidade a certos carros e gamas, a falta de bons patrocionios estão a levar á debanda generalizada dos sponsors e consequentemente ao fechar de equipas pequenas sucessivamente. Agora a crise chega às marcas oficiais e que são os principais agentes de marketing das competições.

A pressão interna existente nas Fuji Heavy Industries, a companhia que detém e fabrica os carros da marca "Subaru", com a crise existente também no setor automovél e ao ver baixar drásticamente a quantidade de carros próprios vendidos devido a uma menor procura ( também é normal, desta feita também não gostei muito do design do novo Impreza, mas gostos não se discutem, não é?!) pelos habituais compradores ora seja no mercado interno (Japão) quer no exterior ( EUA e Europa) e o fato de não conseguir captar novos compradores, levou a que a Casa-Mãe cortasse o apoio à estrutura de rallys ( a Prodrive) que já levava cerca de 20 anos quase ininterrutos de existência.

A Subaru teve grandes pilotos nas suas fileiras, dos quais destaco dois que me fizeram sonhar um pouco pelas estradas do nosso país ( bem isto não era para dizer lolol) sendo eles os malogrados Richard Burns e Colin McRae já falecidos num passado recente, o primeiro por doença terminal e o segundo por acidente de helicoptero e que eu já tinha abordado por cá.

Foi a Honda na F1 e mais algumas a seguirão, ontém foi a vez da Suzuki também ela concorrente da Subaru na disciplina de rallys e hoje infelizmente a Subaru, uma das principais protagonistas deste campeonato com vários titulos de construtor e pilotos conquistados.

De fato estamos numa época de luto automobilístico ( a seguir de perto o que se passa no outro lado do Atlântico com as marcas americanas...)

quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

AS "BALDAS" DOS DEPUTADOS...

Senhores Deputados da nação, se não querem trabalhar, não quiserem estar no hemiciclo, ou talvez mesmo quem sabe, a representar quem vos elegeu, no problem.
Demitam-se e deem a vossa cadeira a outrém que queria trabalhar e defender os interesses dos portugueses!
Agora só estar em São Bento pelo ordenado nada vos vale...

Não me interessa ter "alguém que diz que me representa e depois raramente está presente no seu "posto de trabalho" a me representar!

Se quiserem, estou disponível!!!

DIA MUNDIAL DOS DIREITOS DO HOMEM...

Uma pessoa como eu que defende a Liberdade e a Igualdade entre Seres Humanos, não podia deixar de festejar este dia de hoje, em que se festejam os 60 anos da Declaração Mundial dos Direitos do Homem.

Apenas continuo a desejar que se acabem os atropelos feitos constantemente a tal declaração...
Para bem de todos Nós!

domingo, 7 de dezembro de 2008

"MINHAS MÚSICAS PREFERIDAS" ( 39)...

Seguindo uma sugestão do António de Almeida que escreve no "O Andarilho" e no "Direito de Opinião" ( blog pessoal), onde ele sugere que postemos uma música que nos tenha tocado na nossa vida; Deixo-vos uma canção de um Amigo meu: o Angel Fortes, " Pensando na Bo".
Não apenas porque gosto da canção, mas porque me "toca" a Amizade que tenho por ele.

sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

HONDA ABANDONA F1...

Uma das minhas escuderias favoritas da F1 é a Honda, ou não fosse eu proprietário de um.
E para meu "azar", vai se afastar do campeonato de F1 por não ter encontrado um patrocinador à altura do grande investimento que se tem de fazer para se poder manter num desporto de elite como é a Formula 1 no meio automobilístico.
O seu budget anual é enorme e a crise que nos afecta a todos também já chegou a este desporto.
Já anteriormente o Team Super Aguri, que corria com apoio e motores Honda, já tinha abandonado este campeonato.
Depois deste abandono e com algumas das possiveis alterações no regulamento interno desta competição, talvez mais algumas equipas poderão acompanhar a Honda neste abandono da modalidade.

Com o fim do patrocínio da industria tabaqueira, com o petróleo em alta, com as falências em alguns dos maiores bancos e seguradoras internacionais, esta modalidade já se encontrava em risco de "vida"; Agora com o abandono de uma das equipas de topo, talvez num horizonte próximo assistiremos ao definhar de uma competição que um dia foi das mais vistas por este mundo fora...

Veremos o que se seguirá nos próximos tempos...