quarta-feira, 5 de maio de 2010

EXCESSO DE LIBERDADE, SERÁ?!

Neste caso em concreto estou a referir-me à Grécia, país da UE que por estar a enfrentar uma crise económica grave, está à beira da falência e por isso, vesse "obrigada" a tomar medidas de contenção económica que não agradam à maioria da sua população, nomeadamente dos seus trabalhadores, que por sua vez, se manifestam contra essas medidas.
( Até a mim pessoalmente elas não são do meu agrado apesar de eu não ser grego, mas num futuro próximo poderei vir a "sofrer do mesmo"!)
E como a Grécia tal como Portugal, é um país onde existe uma Democracia "eleita e sufragada" pelo Povo, logo, a Liberdade de manifestação e expressão existe ( tal como cá!). Mas será que o excesso de Liberdade leva a algo "melhor"? Pergunto isso porque, apesar de eu ser contra ditaduras e um ferveroso defensor dos valores da Liberdade, Democracia, Cidadania ( e outros...), a falta de liberdade faz regredir o Homem como Ser Pensante e evoluido. Mas o seu "excesso" demonstra quão selvagem o Homem ( o tal Ser Pensante e Evoluido) também o pode ser.
Passo a explicar, as manifestações que estão suceder na Grécia são legais, devido à Democracia existente, mas a forma de se manifestar que os gregos estão a tomar é de todo criticável, ainda para mais quando a mesma se torna numa manifestação violenta e em que invés de se pedir " para se mudar algo" se passa para a selvajaria de destruir o que já existe. E isto eu não posso defender, correndo o risco de me diminuir e por num patamar muito abaixo ao qual eu me sinto como Homem ( o tal Ser Pensante).
Será que as manifestações têm de "partir para a violência" para que "alguém" seja ouvido?!
Será isso mesmo necessário?!
Não será um crime ( que o é!!!) violentar outras pessoas inocentes, estragar imoveis, praticar crimes vários, sob o epíteto de se estar a lutar por algo ou um bem melhor?!
Não acredito nisso e nem quero acreditar!!! A minha Tolerânciatermina aqui para essas pessoas, que não as posso classificar como tal.
Espero sinceramente que no meu país, estes casos não sucedam, pois fácilmente estareido lado dos "maus" nesse caso. Pois uma coisa é lutar por algo melhor, outra coisa é estragar o que já existe...

19 comentários:

Kruzes Kanhoto disse...

Seria algo de hediondo mas se calhar, lá como cá, rebentar com uns quantos dentro do parlamento era capaz de ser coisa para deixar os outros a pensar...

Moon disse...

SUBSCREVO NA TOTALIDADE!

Marisa Cavaleiro disse...

olá Profano
Pois cá para mim, cá em Portugal nem vais ter tempo de ficar de lado nenhum, o povo português aceita tudo pacificamente, nem seuqer chega a haver manifestações muito menos violência nas ruas.
Os "maus" aqui serão outros!
BJS

Daniel Santos disse...

chega uma altura, depois de muitos anos a serem calcados, que qualquer ser reage.

manuel gouveia disse...

No teu país o património dos ricos estará devidamente protegido.

Nuno Raimundo disse...

Boas Kruzes Kanhoto...

Claro que era capaz deixar não só apenas alguns a pensar, mas acho que não passará por aí a solução.
Neste caso em concreto, a violencia, não baixa defices, nem paga "contas"... :)

abr...prof...

Nuno Raimundo disse...

OlÁ Moon...

Ainda bem, já estava a pensar que apenas eu pensava assim...
:)

abr...prof...

Nuno Raimundo disse...

Olá Chevalier...
pois, é bem capaz de ser assim...

Somos um país pacato, que até teve a particularidade de fazer cair um regime, sem recurso a "sangue" derramado. :)

Bjs

Nuno Raimundo disse...

Boas Daniel...

Mas desta maneira, apenas seria se fosse para derrubar o governo ou para melhorar alguma coisa na Sociedade.
e isto apenas é violencia social e aproveitamento por certto da extrema esquerda e de grupos anarcas, tão habituais nestas "andanças" em que apenas teem o intuito de estragar do que "construir"...

abr...prof...

Nuno Raimundo disse...

Boas Manel...

Isso é mais que garantido!
lolol
;)

abr...prof...

500 disse...

Nunca há excesso de liberdade, o que pode haver é mau uso ou libertinagem

JOY disse...

Boas Nuno,

Espero que quando o momento chegar aqui e acredito que está muito próximo, que a libertinagem não seja confundida com a Liberdade de nos manifestarmos.

Um abraço
Joy

Nuno Raimundo disse...

BoAS 500...
Quanto a isso, concordo, mas ás vezes temo que a liberdade seja encarada como excessiva por algumas pessoas, que mão uso dela o fazem...

abr...prof...

Nuno Raimundo disse...

BoAS jOY...

Espero bem que as pessoas usem mais a cabeça que o coração nestes assuntos.
;)

abr...prof...

Daniel Santos disse...

então e um post sobre a festa do Benfica?

José Leite disse...

Liberdade total para quem assim agir...

Nuno Raimundo disse...

BoAS dANIEL...

Isso gostavas tu lolololol

abr...prof...

Nuno Raimundo disse...

BoAS Rouxinol de Bernardim...

Se a liberdade degenerar em anarquia, então preferiro te-la "regulamentada"...

abr...prof...

José Gonçalves Cravinho disse...

Infelizmente o Povo está desunido, não só porque há classes sociais cujos interesses se entrechocam, como também a ignorância,o analfabetismo político é enorme e os Poderosos sabem como tirar o melhor partido da desunião popular.Veja-se por exemplo,como é fácil pôr os Povos à bulha,usando o Futebol como alienante.E nas manifestações populares contra o Governo,os Poderosos usam o velho truque de colocar provocadores no meio do Povo para que a Polícia de Choque descarregue a sua fúria.E onde é que os Poderosos vão recrutar os Polícias para sua protecção e para espancar o Povo?Pois como todos nós sabemos.é de entre o Povo.