Gostei do que li nesta notícia.
Se na realidade, cada vez que alguém vai preso, trabalhasse efetivamente na cadeia para se regenerar e se tornar útil para a Sociedade Civil, aprendendo com os seus erros, estaríamos a viver numa sociedade ideal.
Mas não é também difícil a sua realização, basta alguém o assim querer.
Bastariam ser criadas leis que adaptassem o código e o sistema penal para que se fizessem as alterações necessárias para que isso acontecesse.
Por os presos a trabalhar e a justificar a sua alimenteção, roupa e afins, que saem sempre dos bolsos daqueles que eles prejudicam, que são os contribuintes, logo todos nós; talvez para a próxima vez que cometessem um crime ou algoílícito, pensariam duas vezes antes de o fazer.
Mas não, hoje em dia, ou não são presos ou são punidos com penas suspensas e mesmo aqueles que vão cumprir pena para uma cadeia, levam uma vida descansada no interior da mesma, teem recreio, alimentação a tempo e horas e atividades que os ajudam a passar o tempo em que estão privados da sua liberdade.
Cá fora, quem trabalha e cumpre com as suas obrigações e cidadania ainda tem de sustentar estes moinantes...
9 comentários:
As cadeias são hotéis, centros de estágio, escolas de crime, onde cada um aprende os truques dos mais experientes.
O que este post preconiza já está a ser experimentado em algumas prisões portuguesas, principalmente de mulheres em que trabalham em bordados e tapetes, produzindo e ganhando e aprendendo artes que depois lhes serão úteis.
Trata-se de dignificar a pessoa, com humanidade e ajudando a recuperação de cidadania.
Um abraço
João Soares
estou a tentar imaginar alguns senhores de enxada nã mão.
O Objectivo não é castigar mas recuperar os cidadãos para a sociedade! Claro que um programa de reintegração passa pelo trabalho e pela qualificação, qualificação para o mercado de trabalho.
O tempo de privação de liberdade faz parte desse processo de maturação.
Isto pelo menos para os crimes que não são de sangue.
Olha, adorei a palavra "moinantes"!!!:) Quanto ao sistema prisional que temos... pois... no comments! Acho que já tocaste no ponto.
Boas A.João...
Assim é que devia acontecer.
Trabalharem para saber dar valor á liberdade que tinham cá fora, e trabalhar porque nada na Vida se obtém sem trabalho...
abr...prof...
Boas Daniel...
Nos EUA é bastante usual vermos essa imagem. é pena cá em Portugal só em alguns regimes de detenção, vulgo Regime Aberto é que é habitual se verem alguns detentos andarem a limpar ruas.
é sempre bom porque se tornão úteis à Sociedade bem como aproveitarem um pouco o fato de estarem fora-portas...
abr...prof...
Boas Manuel...
Concordo com a sua opinião na íntegra.
Quanto aOs crimes de sangue, devem eles ser melhor estudados, as suas causas e as sua consequencias.
abr...prof...
Olá blondie...
ainda bem que te divertiste eheh
Infelizmente é o que temos...
:(
abr...prof...
Enviar um comentário