domingo, 3 de maio de 2009

"AGRESSÕES A VITAL MOREIRA"...

Este fim de semana andei a passear pela Costa Vicentina e como tal não tive acesso à Internet nem perdi muito tempo a ver TVs.
A pouca informação que tive, foi através de alguns periódicos e mesmo assim foi pouco para saber exatamente o sucedido.
Mas parece que o Sr. Vital Moreira foi agredido na manifestação convocada pela C.G.T.P. para festejar o 1ºde Maio.

Num país que se diz de "direito" e onde há pouco tempo se festejou o "25 de Abril", não podem estes atos sucederem sem serem punidos com veemencia.
E digo veemencia, pois passou-se numa manifestação de gente que se diz de "esquerda" e do "povo", logo o respeito pela Liberdade e mais ainda pela liberdade de expressão, deveriam ser suficientes para que o que se passou não tivesse acontecido.

É obvio que condeno quem teve intervenção direta no caso, mas também de forma indireta e nesse caso, Vital Moreira como dissidente do Partido Comunista e atual "cabeça-de-cartaz" do Partido Socialista às eleições europeias, devia ter medido as consequencias possiveis da sua aparição nesta manifestação.
É normal que se fosse noutra altura, fora de um contexto eleitoral, se calhar o caso não tinha as repercussões que teve, mas se calhar até tinha na mesma; e digo isto porque, tal como "quem se mete com o PS, leva!", também o Partido Comunista não vê com bons olhos os seus dissidentes. Mas isso são politiquices, e se Vital Moreira era convidado da corrente socialista da C.G.T.P., deveria ter sido respeitado como tal.

Conheço bem a estrutura da C.G.T.P., pois num passado recente fiz parte da direção de um sindicato nacional afeto a ela, e posso dizer que existem muitas pessoas que condenam estes tipo de atos que por norma só deixam ficar mal na “fotografia” quem não deviam ( a C.G.T.P.). E por isso digo que não deve a C.G.T.P. ser "condenada" pelos atos intempestivos de algum/ns trabalhador/es que de forma isolada comenteu/ram esses atos.
Da mesma forma não deve o Partido Comunista ser também "condenado" por isso.
Mas devem ambas as instituições meditarem um pouco sobre este acontecimento e tomar as medidas necessárias para que no futuro tais atos não aconteçam!

De qualquer forma, deixo aqui o meu desagrado em relação a esta situação e os meus votos para que não volte a suceder, independentemente de quem se manifesta e principalmente do motivo de que pelo qual se manifesta.
Por um Trabalho melhor! Por um Sindicalismo livre!! Sempre!!!

4 comentários:

R. da Cunha disse...

Por razões que até podem não ser muito claras, convido um indivíduo para jantar, ou apenas beber um copo, em minha casa. Um meu filho (ou a minha mulher), irresponsavelmente, tem um gesto indelicado com o sujeito, enquanto vou ali à cozinha. Que faço eu quando me apercebo de tal gesto? A vivência em sociedade tem regras, que temos que respeitar. E quem não se dá ao respeito não pode ser respeitado. E quem, ao longo da vida, não teve que engolir um sapo, pequeno que seja, que levante o braço.

Nuno Raimundo disse...

Boas R. da Cunha...

Concordo totalmente consigo!

abr...prof...

Talina disse...

coçou a campanha do Calimero:

A velha estratégia à Mário Soares,… Bem o PS deve estar mesmo desesperado!!! Mandar um tipinho destes provocar as pessoas é mesmo desespero.Alguém tem dúvidas de que Vital Moreira integrou uma delegação do PS (de que nem militante é) apenas e só para arranjar umas imagens para o seu tempo de antena para as europeias.
E a verdade é que o conseguiu...Casos destes dão sempre muitos votos. Que coisas estranhas! As vitimas convenientes....
Abraço Talina

Nuno Raimundo disse...

Boas talina...
lá nisso tens muita razão.
arranjou mais publicidade para a sua campanha do que se nada se tivesse passado.

Com o tempo iremos saber quais os reais intervenientes neste caso.

abr...prof...