terça-feira, 6 de janeiro de 2009

SOBRE A ALEGADA "DEFESA PESSOAL"...

Antes demais quero lembrar a quem me conhece e informar quem não me conhece, que sou contra qualquer forma de abuso policial e qualquer abuso que exista sobre alguém, quer pela via da força quer pela via da palavra.

E posto isto passo ao post em si,

Nos últimos dias sucedeu mais um caso em que um policia disparou a matar um civil, sendo o mesmo um menor de idade.
Está ainda por apurar a veracidade e o real motivo do disparo.
O agente de autoridade afirma que foi na sua legitima defesa após ter uma arma de fogo apontada a si mesmo e que disparou após avisos vários ao meliante.
Parece que o tal menor, estaria em fuga após ter furtado um automóvel com outros jovens da sua idade. Crime esse ultimamente muito popular nestas franjas de idade.

O que está em causa neste post não se trata de o policia tinha ou não razão ao efetuar o tal disparo mortal ou se o jovem era um santinho.
Mas sim, o que cada um de nós faria numa situação deste tipo.
Como agiriam se tivessem uma arma de fogo apontada a voçês e se nas vossas mãos tivessem também outra arma de fogo. ( O caso nem se põe se não tivessem arma alguma, pois é obvio que nada fariam!)?
Disparariam a arma? Ou deixavam que outrém disparasse sobre vós?
O que está aqui em causa é a integridade e a vida de cada um, e apenas isso.
Eu claramente assumo que se me encontrasse numa situação deste genero e tendo uma arma, para me salvar com toda a certeza a iria utilizar e depois cá estaria eu para me defender com a justiça.
Sabemos também que algumas vezes se dispara de qualquer forma e muitas vezes acontece o que não deveria acontecer... Civis baleados por balas perdidas ou mortes involuntárias.
E os policias são penalizados por isso mesmo.
E todos nós sabemos que um policia tem uma formação específica em armas e várias horas em carreiras de tiro, o que os mentaliza que não devem disparar sem motivo e somente apenas por necessidade. Como não sou juiz e sempre acredito até ser provado o contrário, para mim o policia exerceu o seu direito em salvaguardar a sua integridade e apenas recorreu ao uso da força porque o meliante não se entregou de livre vontade e ainda pôs em risco a vida de outras pessoas.
A Justiça que avalie o caso e que delibere com entender melhor, mas tenho para mim que se estivesse eu na pele do tal policia, faria exatamente como ele afirmou, avisaria primeiro o criminoso que estava a cometer uma infração e se o mesmo continuasse com a sua atitude ofensiva e com a arma em riste, não pensaria muito e faria o que qualquer um faria para salvar a sua pele...
Agora o que não devia acontecer é um menor andar para aí a cometer ilegalidades e devia o mesmo estar na escola ou em casa a ser formado como cidadão cumpridor com as regras de se viver em Sociedade...

5 comentários:

António de Almeida disse...

-Eu não hesitaria e disparava. Não ando actualmente armado, e já há alguns anos que não pratico tiro, mas se a minha pontaria continuar igual ao que era, a 60, 70 mts com uma 9mm, não erro. Os polícias trinam, acho muito bem, lembram-se do criminoso que matou 2, precisamente na Amadora? Ou do agente baleado na Cova da Moura, para quem não sabe é relativamente perto? Pois eu se fosse polícia e patrulhasse a zona era capaz de me sentir algo nervoso. Quando fui militar, certo dia comandei uma escolta ao EMGFA, levando um perigoso cadastrado que já estava há 6 anos no serviço militar obrigatório, tal as penas que acumulava. Mal saí da unidade, à frente do indivíduo, retirei o carregador da pistola e coloquei a munição de salva em 4º lugar, dei ordem a dois soldados para fazerem o mesmo, e disse-lhe, se tentares algo reza primeiro, os 3 primeiros serão a doer, e depois disparamos para o ar a gastar as munições para justificar no relatório. Nada aconteceu, felizmente para todos! Entre a vida dum polícia e a do marginal escolherei sempre a primeira. Lamento a morte do jovem, mas há que reconhecer que apesar dos 14 anos, não foi apanhado num qualquer fogo cruzado quando ia para a escola.

Tiago R Cardoso disse...

O alarido que se criou foi pela idade, 14 anos.

Ora vistes bem, o que se deveria era perguntar o que fazia ali o menor e ao que andava.

É lamentavelmente a sua morte, agora por mim ainda não vi nada de mau na actuação da policia.

Jose Ruah disse...

Ha um principio basico no uso da arma para quem a tenha. Se a Arma teve que sair do coldre entao é para disparar.

Se não é preciso disparar entao a arma deve ficar no sitio dela.

Isto para dizer que se tivesse uma arma, que nao tenho, e me visse confrontado coma asituação descrita, evidentemente que tentaria disparar primeiro.

Quanto ao incidente, se o opositor se apresenta armado a ultima coisa que passa pela cabeça de quem quer que seja é " Olha lá miudo que idade tens ?" para depois decidir se dispara ou se deixa matar.

É de facto pena que a nossa policia tenha que pensar em tantas coisas antes de disparar.

Nuno Raimundo disse...

*Boas António...

Essa foi uma experiência interessante de certeza. :)

abr...prof...


* Boas Tiago...

Estamos em sintonia.

O que faria ali o menor invés de estar a estudar em casa ou na escola?

Será que é melhor andarem a criar disturbios?!

Depois dá nisto.

Mortes precoces por erros de educação.

abr...prof...

Nuno Raimundo disse...

bOAS jOSÉ...


Também tenho para mim essa atitude.
Por acaso tb não tenho arma alguma de fogo, mas caso tivesse e me visse numa situação deste género, se a tivesse de tirar do coldre apenas seria para disparar e não estar a perder tempo a mostra-la.
:)


abr...prof...