terça-feira, 20 de fevereiro de 2007

AGORA É QUE SÃO ELAS, A “EMEL” JÁ MULTA E A SÉRIO!!!

Agora é que isto vai ser giro. No 1º dia (ontém) em que entraram em funções 50 novos fiscais (e credenciados pela D.G.V.) foram bloqueadas 122 viaturas e rebocados 15 veículos (fonte: Correio da Manhã). Não critico quem faz bem o seu serviço! Espero é que não haja abusos devido a estes novos “poderes”. Pois se a falta de zelo é grave, o zelo em excesso mais grave é ainda! O problema que se põe é que vamos assistir a mais uma desorganização no meio de outras tantas que existem, em que não saberemos quem vai desautorizar quem?! Se a PSP, a PM ou a EMEL?! E qual “autoridade” terá o “voto” final . Isto vai ser o Caos! Espero é que os Sindicatos de Polícia, o Ministério da Administração Interna e a Cam. Mun. de Lisboa se entendam para que no fim não sejam penalizados os condutores e cidadãos de Lisboa e do País. E em jeito de observação, estes novos Fiscais estão em estágio e a aprender com a PM. Não sei se será Bom ou Mau...

4 comentários:

Ricardo disse...

Viva,

Realmente não sei como está a ser feita a organização das hierarquias e da logística mas dou um voto de confiança à iniciativa. Cidades como a que moro, o Porto, fica constantemente bloqueada pela quantidade de veículos mal estacionados. Basta um automóvel mal estacionado para, nas ruas estreitas do Porto, bloquear um autocarro e, logo, todo o trânsito.

Depois são carros por cima dos passeios, em segunda fila, em todo o lado... é fonte de diminuição da qualidade de vida e de muitos acidentes. E, por isso, concordo que se combata esta falta de civismo com "mão de ferro".

Abraço,

Nuno Raimundo disse...

Boas caro Ricardo.
Concordo também com estas medidas desde que sejam encaradas como uma ajuda para a regulação do tráfego e do trânsito citadino.Pois em Lisboa como em qualquer cidade, o problema do estacionamento desorganizado é uma questão bastante importante e que deve ser tomada em consideração pelas autoridades competentes. O que temo fundamentalmente é que com esta promiscuidade de funções, nós cidadãos não sabermos quem de facto irá ser o beneficiado com isto tudo, se a Câmara com a entrada de mais este dinheiro provindo das multas, se a EMEL porque consegue mais uma fatia do mercado, se eventualmente as polícias (PSP e PM), pois ficaram mais leves nos "poderes" e nas preocupações. É contra esta confusão é que eu me debato.Pois tudo o que vier para beneficiar o cidadão tem a minha aprovação! E muito me custa esta medida, ui se custa...

Pedro Farinha disse...

Um dos grandes problemas nacionais é a ausência de fiscalizaçao eficaz.
Um país onde a fiscalização funcione bem, leva a que tudo o resto seja forçado a funcionar igualmente bem (desde que a justiça também funcione, é claro), no entanto em cidades como Lisboa, que em certos bairros não existe espaço para estacionar os carros de quem lá mora, um fiscalização a sério pode trazer ao de cima uma realidade encapotada e começar por trazer dificuldades acrescidas aos cidadãos.

Nuno Raimundo disse...

Saudo o meu caro Pedro!
Este ponto que focou é de relevante importância. Pois o estacionamento nos bairros mais antigos (dou como exemplo em Lisboa, o bairro de Alfama, Graça, Mouraria e Bairro Alto),em que até os próprios residentes têm graves problemas para aparcarem os seus veiculos (nestes bairros, até as motas têm problemas de estacionamento). Criaram-se Silos de Estacionamento em alguns destes locais, mas os mesmos estão desfasados em relação á realidadde local, pois os acessos são maus, a quantidadde de lugares são pequenas e o valor pago pelo estacionamento é caro, o que com estas condições vai "facilitar" o estacionamento desorganizado. A questão da Fiscalização também é importante, pois não basta fiscalizar somente. As Autarquias deveriam em 1º lugar solucionar estes problemas, e não só tentar como demonstram.Aí sim, depois de tudo "composto", faria todo o sentido em serem repressivos com quem não respeita-se as regras.
Mas existe outro Problema que é também o Bom-Senso dos Condutores. Porque a atitude que o condutor toma ao estacionar mal o veiculo também é importante, e penso que seja para essa atitude que neste momento se estão a virar as Autarquias com a aplicação de coimas mais altas e fiscalização intensa. Abraços!