terça-feira, 1 de maio de 2007

1º DE MAIO...

Hoje é o meu dia!
Meu e de outros que como eu, se têm de fazer à vida e ir trabalhar para garantir o seu sustento e uma qualidade de vida melhor... Mas mais a sério, porque as tristezas não alimentam ninguém e muito menos a mim, aqui vai o post:
O Dia Mundial do Trabalhador foi criado em 1889, por um Congresso Socialista realizado em Paris. A data foi escolhida em homenagem à greve geral, que aconteceu em 1º de Maio de 1886, em Chicago, o principal centro industrial dos Estados Unidos naquela época.
Milhares de trabalhadores foram para as ruas protestar contra as condições desumanas de trabalho a que eram submetidos e exigir a redução da jornada de trabalho de 13 para 8 horas diárias. Naquele dia, manifestações, piquetes e discursos movimentaram a cidade. Mas a repressão ao movimento foi dura: houve prisões, feridos e até mesmo mortes nos confrontos entre os operários e a polícia.
Em memória dos mártires de Chicago, das reivindicações operárias que nesta cidade se desenvolveram em 1886 e por tudo o que esse dia significou na luta dos trabalhadores pelos seus direitos, servindo de exemplo para o mundo todo, o dia 1º de Maio foi instituído como o Dia Mundial do Trabalhador.
E a melhor maneira de o festejar é como eu vou faze-lo; Vou passá-lo a trabalhar!

3 comentários:

Arrebenta disse...

Está em curso, no "Braganza Mothers", uma campanha a favor do "impeachment" de José Sócrates.

Agradece-se a leitura e divulgação.

susana disse...

Pois eu passei-o de papo para o ar!! ehehe Aliás no sítio inde trabalho, não haveria mesmo nada para fazer hoje!
beijos trabalhador
miss

Nuno Raimundo disse...

OlÁ miss...
Hoje, para algumas pessoas ;) deu para descansarem um pouco não foi?!
é sempre bom dispormos de mais um feriado para recarregar as baterias; mas no meu caso não podia faltar, pois tinha trabalho a fazer.
Mas tb acho dignificante trabalhar num dia como este que tem um carácter simbólico importante. E no fundo, é dos poucos dias a que nos foi designado e temos de o aproveitar.
Bjs