domingo, 13 de maio de 2007

NA COVA DA IRIA...

Hoje é dia 13 de Maio, logo é dia de uma das maiores romarias religiosas do país. Milhares de crentes e devotos á Virgem Santa calcorreíam o país em perigrinações várias, somente com um fim, chegar no dia de hoje ao Santuário de Fátima.
Estarão estas pessoas erradas, sofrerão de um desvairío colectivo?
Desejará Deus que os seus fieis (em que eu me incluo) se sacrifiquem e sofram pelas promessas que fazem ( se as fazem devem-nas cumprir naturalmente), e na forma em que as fazem?!
Custa-me observar cada vez que vou a Fátima, aquela gente toda a andar de joelhos, ver a banalização da fé, o comércio estúpido que por lá abunda, etc... É toda a gente a querer sacar uns "cobres" aos perigrinos.
Não se devia brincar com a fé das pessoas. É errado!
OBS: Respeito as crenças de cada um, e cada um deve ter a qual com que melhor se identifique...

11 comentários:

Goncalo disse...

Não estou 100% a par do fenómeno, mas, tanto quanto me lembro de ouvir pessoas da Igreja a falar deste tema, julgo que a própria Igreja não apoia esse tipo de manifestações um pouco mais "radicais" de fé, embora as respeite.

Nuno Raimundo disse...

Boas gonçalo...
Eu tb cresci habituado a ouvir esse tipo de afirmações, mas se a Igreja quisesse e o desejasse, estas manifestações já teriam findado á bastante tempo. Mas como não lhes interessa, deixam os perigrinos manter essas atitudes e andarem nosofrimento que andam. Com tb se não bastasse o comércio que se faz á volta do Santuário, a Igreja critica mas nada faz, pois se nada se comercializasse, irião viver do que? só das esmolas? é claro que não, logo interessa-lhes isso e muito mais.
Brincam com a Fé das pessoas.

CHEVALIER DE PAS disse...

Quanto à fé das pessoas não consigo tecer comentários pela complexidade que encerra - dogma da fé - agora deplorável, vergonhoso e infame é mesmo o comércio que por lá abunda, tem toda a razão Profano!

Nuno Raimundo disse...

Olá chevalier...
´Sou da mesma opinião.
No fundo as pessoas metem os seus interesses, vulgo monetários, á frente das suas crendices...
E depois dá nisto. Abusos perpetrados á sua Fé, pela Igreja a que ( a maioria) pertencem.

bjs

CHEVALIER DE PAS disse...

Eu começo é a aprender a saber chatear os meus amigos!

Nuno Raimundo disse...

chatear?!

CHEVALIER DE PAS disse...

Que gaffe a minha, estou a falar para um profano!

Nuno Raimundo disse...

chevalier...
Os profanos também poder ter religião, se assim desejarem...
No meu caso pessoal, sou cristão.
Um profano é somente uma pessoa que não é iniciada numa seita, sociedade ou ordem iniciática que envolva um "mistério" no qual o proprio é alheio ás ideias ou conhecimentos sobre assuntos (não públicos) que envolvem as mesmas .

bjs

Anónimo disse...

Deus simplesmente é a FORÇA que habita no nosso corpo, precisamos de a conhecer, Dele tenho algumas questões a colocar, mas só a Ele as irei colocar...
Beijitos

Nuno Raimundo disse...

Olá maria...
Cada um é dono da sua propria religiosidade e cabe a ele proprio fazer dela o que melhor achar.
Só não gosto de ver, e aí critico, os fanatismos que existem em algumas pessoas e religiões.

E como bem dizes, as questões que tens, só ele te as poderá responder, mais ninguem.

bjs

$.o.$ disse...

Ola Amigos.

Sou da Pátria Brasilis, Olá terra mãe querida.

Hoje é 8/04/2008, faz quse um ano que escreveste este Post, logo já começará outra romaria, e este ano mais católicos irão pagar suas promessas. Irmãos Graças a Deus o povo busca a viver a fé, é uma pena que a maioria só se lembrará de Deus no ano que vem, dia de outra romaria.

Maria disse, orem o terço todos os dias, buscando a paz do mundo, aquela guerra já acabou, mas outras se iniciaram e estão aí, é preciso manter nossas orações em dia, caso contrario o mal nos derrubará.

Jesus disse à Samaritana, virá o dia em que não poderemos adorar o Pai neste lugar, nem em Jerusalém, também não poderemos adorá-lo em Fátima, ou em Aparecida, também não em Guadalupe ou em qualquer outro lugar deste mundo, só poderemos adorá-lo em espírito e verdade... É como a parábola das dez virgens, todas dormiram, até que chegou o noivo de surpresa e as chamou enquanto dormiam, as preparadas entraram para a ceia, enquanto as não preparadas ficaram de fora.

É bom estar sempre em Stand By, ou seja, preparados.

Busquem a Deus de todo Coração e não comprem nada dos vendedores de porta de templo, nem mesmo uma garrafinha d'água, eles estão lá porque há quem compre, porque há quem precise de seus objetos e lembrancinhas, caso contrário não haveria ninguem lá.

Não é errado buscar a Deus desta forma, seria errado não buscar a Deus de forma nenhuma.

Salve Nossa senhora de Fátima.

Paz e Bem, do Brasil para vós.