domingo, 16 de dezembro de 2007

A BLOGOSFERA E A "RECÍPROCIDADE"...

Depois de perder algum tempo a pensar em algo ou palavra que caracterizasse a Blogosfera cheguei à conclusão que a palavra “Recíprocidade” engloba a própria Blogosfera.
Pois ao comentarmos num blogue, esperamos que ser comentados pelo blogger do blog comentado;
Quando linkamos um blogue, esperamos ser linkados também por esse mesmo blogue, e por aí fora...

É claro que a maioria dos blogues que eu linko são porque os considero de qualidade e por isso os respeito e os publicito e outros porque me é mais útil os ter publicitados para os puder visitar mais facilmente.

Mas a base de tudo, para além da expressão das ideias, da liberdade e o respeito que vamos tendo enquanto bloggers (e não só!); é a reciprocidade que existe entre os bloggers que vai unindo, "alimentando" e nos mantendo cumplíces nas nossas relações bloguistas.

18 comentários:

quintarantino disse...

Tenho por princípio fazer uma ronda diária pelos blogues dos amigos, daqueles que não conhecendo considero como credores de uma visita pela qualidade da escrita. Quanto aos links as razões são as mesmas.

Alma Nova ® disse...

Será?! Será que essa "reciprocidade" corresponde a uma verdade de gostos e opiniões...ou apenas serve, em muitos casos, para mais facilmente obter exposição imediata...
Um Bom Natal!

JOY disse...

Concordo com a palavra que encontras para definir a blogosfera que é um mundo onde se encontra de tudo desde a pessoa que só quere ler os que querem ler e e ser lidos aquele que como foi aqui dito vem á procura de exposição imediata se bem que aqui seja um objectivo descutivel,até aqueles que se julgam os iluminados da blogosfera que vivem o terrivel dilema de terem de conviver com quem pensa de maneira diferente deles,é para mim sem duvida nenhuma um espaço de reciprocidade.

JOY

António de Almeida disse...

-Ok, pode ser, é uma razão válida como qualquer outra. Nunca tinha pensado muito nisso, mas claro que existe uma tendência maior para visitarmos os que temos linkados, e quando alguém nos comenta, mais do que retribuir, eu também tenho a curiosidade de ver o que estão a escrever.

Carlos Sério disse...

Concordo

Blondewithaphd disse...

Ok, reciprocity is as valid as anything else. There's also curiosity, desire to be seen and so many other reasons that are sometimes very selfish. But in your perspective, reciprocity makes sense.

Nuno Raimundo disse...

Boas quintarantino...

Também tenho esse hábito de começar pelos blogues Amigos e depois então visitar os outros. :)


abr...prof...

Nuno Raimundo disse...

OlÁ ALMA...

Apser de não ser essa a minha forma de estar, assumo que ela existe pela Blogosfera fora...


Votos de um Santo e Feliz Natal tb para ti :)


bJs

Nuno Raimundo disse...

Boas joy...

Foi de ter matutado nisso que dizes e noutras coisas que cheguei a esta conclusão.
Pois todos dependemos uns dos outros; uns para serem lidos outros e/ou serem comentados, outros apenas para mostrar ou desabafar as suas ideias.

No meu caso é o debate e a análise às minhas ideias que me "seduziu" em criar um blog.

abr...prof...

Nuno Raimundo disse...

bOas antónio...

Tb tenho essa curiosidade, de quando não conheço quem me comenta, ir visitar esse blogger.
E epois por norma, se gosto do que vir, linko-o.

abr...prof...

Nuno Raimundo disse...

bOas ruy...

Agradeço a visita e o comentário empático. :)

abr...prof...

Nuno Raimundo disse...

hI "blondie"...

Many things in "BlogLand" :) make sense, but when i try to englobe everything, the only word who came into my mind is "reciprocity", and any else.


But of course there are many definitions for Blogosphere and many ways to define it...

KiSSeS

R. da Cunha disse...

Amor com amor se paga, não é?

Nuno Raimundo disse...

bOas r.da cunha...

é claro. e respeitar quem nos sabe respeitar... :)


abr...prof...

Belzebu disse...

Cá por mim acho que a blogosfera deverá ser aquilo que cada um quiser que seja! Desde que haja respeito e elevação nos comentários que vamos deixando aqui e ali, pouco me interessa se me linkam ou não e não me sinto minimamente obrigado a retribuir seja o que for!

Aqui sempre me senti bem, partilho grande parte das opiniões e dentro dos possíveis tento sempre acrescentar algo, ainda que brincando com as situações! Esta é normalmente a minha postura e tu já a vais conhecendo! Gosto essencialmente da forma atenta como vais lendo o quotidiano e a forma como denuncias as anormalidades deste país!

Aquele abraço infernal!

Nuno Raimundo disse...

Boas belzebu...

O teu comentário honrou-me.
o que faz com que me sinta ainda mais responsável por manter a qualidade deste espaço.
Agradeço as tuas palavras.

( hoje vou dormir com o ego do tamanho do mundo:) )

é sempre bom ouvir estas palavras amigas, que só nos mobilizam para continuarmos na luta contra o marasmo em que nos enconytamos.

Quanto às ideias,; a Empatia existe.
E o teu espaço foi dos primeiros a ser linkado por aqui, tal a qualidade dos teus "rabiscos". :)

abr...prof...

Kaotica disse...

Às vezes nem é preciso dizer nada e mesmo assim a cumplicidade reconhece-se. Também considero importante a selecção: há blogs por onde se passa e há blogs onde se vai. Claro que existem mecanismos criados já para retribuir as visitas e usam-se. Confesso que gosto de saber que alguém lê o meu blog porque ele não tem outra utilidade do que a de comunicar com o outro. Mas nem sempre é necessário o comentário recíproco.

Boa noite!

Nuno Raimundo disse...

Olá kaotica...

Sinto o mesmo.

O importante é que nos visitem e vejam o que vamos escrevendo e desabafando.
Se quiserem comentar, tanto melhor, pois criasse um debate sempre interessante e evolutivo para ambas as partes.
Mas no fundo a Visita é a parte mais importante, pois demosntra que gostam de ver o que se vai passando no espaço em questão.

Bjs