quinta-feira, 4 de setembro de 2008

HÁ POUCA SEGURANÇA, OU HÁ SEGURANÇA A MENOS?!

E digo isto porque , cada vez mais se ouvem anúncios de admissão de mais agentes no corpo da PSP e da GNR, cada vez mais vejo novas empresas de Vigilância privada a aparecerem. Mas também vejo um aumento exponencial de crimes praticados por marginais.
Mas haverá algo por detrás a estimular o aparecimento dos assaltos e roubos violentos que têm sucedido ou a culpa é somente da crise e da falta de emprego que existe? Não haverá também por detrás o incutir à população o viver com receio, com o medo que algo de mal lhe acontece e isso leve em última análise á perca de direitos e liberdades para nos sentirmos mais protegidos? Se assim for, vamos de mal a pior e " quem aceita perder liberdade por segurança, não merece uma nem outra" como alguém já disse. Tenho para mim que a emergência de empresas de segurança privada e a des-socialização do estado em relação a medidas de segurança e proteção tem ajudado a que este aumento de crimes tenha aparecido. O próprio Código do Processo Penal também facilitou um pouco estes acontecimentos, e não será com medidas do tipo de obrigar as pessoas andar com chips sejam eles nos carros ou no corpo, medidas dignas de um filme de Sci-Fi, que nos trará a proteção e segurança almejados por todos nós!
Espero para ver que filme virá a seguir...

5 comentários:

JOY disse...

Boas grande Nuno,

Estou convencido que há interesse da industria da segurança que as primeiras páginas dos jornais tragam noticias de assaltos, pois não é á toa e como dizes, que as empresas de segurança brotam como cogumelos, e o governo aproveite para instalar de forma cada vêz mais visivel o Big Brother ás nossas vidas.

Um abraço
Joy

Tiago R Cardoso disse...

Acho que temos é barulho a mais, um crime é levado há abertura de telejornais, prisões são roda pé de jornal mesmo no fim.

NuNo_R disse...

bOAS JOY...

Também sou dessa opinião.
Estes acontecimentos por mais que isolados sejam, devem ter alguma ligação. falta é descortinar qual.
o tempo a demonstrará se é pelas piores razões...

abr...prof...


Boas tiago...

Pode ser como dizes, que existe um mediatismo enorme e um aproveitamento dos media para "vender" noticias.
Mas de qualquer forma, se há fumo, deve haver fogo, e nunca antes assistimos a um aumento da criminalidade tão grande e de crimes tão especificos.
Por isso penso que estes acontecimentos só podem estar ligados, e não se tratam d eteorias da cosnpiração; basta ver como estamos a nivel de politicas de segurançã tanto internas como nas mundias desde finais da 2ª guerra mundial e mais profundamento desde os finais dos anos 90...

abr...prof...

R. da Cunha disse...

Mas que grandes férias!
Bom regresso ao trabalho.

NuNo_R disse...

Boas r. da cunha...

assim teve de ser. infelizmente ainda não fiu totalista do euromilhões. lol
;)

abr...prof...