quinta-feira, 4 de setembro de 2008

HÁ POUCA SEGURANÇA, OU HÁ SEGURANÇA A MENOS?!

E digo isto porque , cada vez mais se ouvem anúncios de admissão de mais agentes no corpo da PSP e da GNR, cada vez mais vejo novas empresas de Vigilância privada a aparecerem. Mas também vejo um aumento exponencial de crimes praticados por marginais.
Mas haverá algo por detrás a estimular o aparecimento dos assaltos e roubos violentos que têm sucedido ou a culpa é somente da crise e da falta de emprego que existe? Não haverá também por detrás o incutir à população o viver com receio, com o medo que algo de mal lhe acontece e isso leve em última análise á perca de direitos e liberdades para nos sentirmos mais protegidos? Se assim for, vamos de mal a pior e " quem aceita perder liberdade por segurança, não merece uma nem outra" como alguém já disse. Tenho para mim que a emergência de empresas de segurança privada e a des-socialização do estado em relação a medidas de segurança e proteção tem ajudado a que este aumento de crimes tenha aparecido. O próprio Código do Processo Penal também facilitou um pouco estes acontecimentos, e não será com medidas do tipo de obrigar as pessoas andar com chips sejam eles nos carros ou no corpo, medidas dignas de um filme de Sci-Fi, que nos trará a proteção e segurança almejados por todos nós!
Espero para ver que filme virá a seguir...

5 comentários:

JOY disse...

Boas grande Nuno,

Estou convencido que há interesse da industria da segurança que as primeiras páginas dos jornais tragam noticias de assaltos, pois não é á toa e como dizes, que as empresas de segurança brotam como cogumelos, e o governo aproveite para instalar de forma cada vêz mais visivel o Big Brother ás nossas vidas.

Um abraço
Joy

Tiago R Cardoso disse...

Acho que temos é barulho a mais, um crime é levado há abertura de telejornais, prisões são roda pé de jornal mesmo no fim.

Nuno Raimundo disse...

bOAS JOY...

Também sou dessa opinião.
Estes acontecimentos por mais que isolados sejam, devem ter alguma ligação. falta é descortinar qual.
o tempo a demonstrará se é pelas piores razões...

abr...prof...


Boas tiago...

Pode ser como dizes, que existe um mediatismo enorme e um aproveitamento dos media para "vender" noticias.
Mas de qualquer forma, se há fumo, deve haver fogo, e nunca antes assistimos a um aumento da criminalidade tão grande e de crimes tão especificos.
Por isso penso que estes acontecimentos só podem estar ligados, e não se tratam d eteorias da cosnpiração; basta ver como estamos a nivel de politicas de segurançã tanto internas como nas mundias desde finais da 2ª guerra mundial e mais profundamento desde os finais dos anos 90...

abr...prof...

R. da Cunha disse...

Mas que grandes férias!
Bom regresso ao trabalho.

Nuno Raimundo disse...

Boas r. da cunha...

assim teve de ser. infelizmente ainda não fiu totalista do euromilhões. lol
;)

abr...prof...