domingo, 11 de novembro de 2007

GESTORES INCOMPETENTES... MUITO, POUCO OU... SEMPRE!!!

Já tinha abordado aqui , aqui e com maior relevo aqui, postado um pouco sobre um “certo” tipo de gestão que se vai fazendo um pouco pelas empresas do sector empresarial do Estado.
E vou-vos (continuar a) contar algo que se passou comigo (no seguimento "dessas" postagens).
Há dias, um superior hierárquico meu e que trabalha no mesmo departamento que eu, e tendo ele quatro níveis de chefia (na vertical) acima de mim ( logo “alguém” com bastante responsabilidade e poder, visto ser ele o próprio gestor do tal departamento); Veio inquirir-me sobre um assunto que até o mais “básico” trabalhador da “minha” empresa tem a OBRIGAÇÃO de saber.
Estaria ele a testar os meus conhecimentos e a minha competência ou infelizmente estava a dar mostras da sua incompetência?
Pois, já devem saber a resposta...

É que para além de NÃO SABER nada sobre o que estava a questionar ainda ficou ligeiramente a duvidar de mim, e digo ligeiramente porque depois se apercebeu do erro dele, e finalmente lá assentiu e abanou a cabeça em sinal de concordância.
E é assim que se vão gerindo, desta maneira, as empresas do Estado.
Não sei com que sentido afinal, mas “alguém” lá o saberá...

12 comentários:

R. da Cunha disse...

V/ não está a correr riscos desnecessários?
Meu caro: já tenho idade mais que suficiente para conhecer montanhas de exemplos como o referido. Mas deixe que lhe diga: até no sector privado isso se passa (hoje talvez menos que há anos). Há sempre uns Anjos da Guarda, com asas enormes e outros atributos (pode imaginar os que quiser).
PS - Hoje o meu clube foi campeão e o seu foi-se a baixo, o que lamento, sinceramente. Os "daqui" devem estar pior que estragados!

Nuno Raimundo disse...

LOL

Boas r.da cunha...

Talvez esteja talvez não...
Mas de vez em quando preciso de desabafar e deitar cá para fora um pouco o que vai no meu ãmago.
Se "alguém" gosta ou não, o problema será "dele", pois se fosse mais competente, não se passariam "certas coisas" que vão acontecendo.
E também de vez em quando precisam de levar assim uns "abanões" para verem que também existe alguém que os avalia e que vê a m... que fazem.

Quanto a "futebois", hoje foi um dia atípico.
"levámos 3" e vocês "deram 6" eheh

abr...prof... boa semana

Tiago R Cardoso disse...

É suposto estranhar-se a falta de capacidade das chefias ?

Infelizmente os "amigalhaços" são mais fortes que o saber.

quintarantino disse...

Ó amigo Nuno, você não estaria a ser testado? Sabe-se lá, o chefe pode andar à procura de um assessor...
Deixe lá, onde eu trabalho é a mesma coisa. Até é melhor. Mandam-nos as coisas e nós, técnicos, quase que somos forçados a tomar decisões por eles!

Nuno Raimundo disse...

Boas tiago...

Tens razão, os amigos são para as "ocasiões"...
E ocasiões destas acontecem todos os dias por Portugal fora, não é?!
É o que eu chamo de "o poder que a amizade tem"...


abr...prof...

Nuno Raimundo disse...

Boas quintarantino...

o teu comentário fez me recordar um dia em que puseram uns equipamentos novos para os trabalhadores trabalharem, e nem existia manual de utilização.
Dirigi-me á anteriora chefe de departamento ( que o actual veio substituir...) e questionei-lhe o porquê da não existência de manuais.
A resposta pronta da dita senhora, foi de que "os funcionários da minha empresa são autodidactas, logo, manuais para quê..."
E assim fiquei eu...

Pois assim desta forma é normal, o pessoal ser autodidacta, ou não trabalhas ou tentas desenrascar-te e mexes nos ditos equipamentos sem conhecimentos proprios...

abr...prof...

antonio ganhão disse...

Olha! Como se no privado fosse diferente!

Então não é o BPI que vai engolir o BCP?

Onde estão os maiores gestores do mundo? Pelo menos a julgar pelos ordenados e remunerações acessórias?

Nuno Raimundo disse...

Mas António,
o problema do BCP e do BPI só dirá respeito aos seus acionistas e clientes e os problemas do "Estado" dizem respeito a todos nós, para além de mexerem com os nossos bolsos directamente.

Mas é sempre preocupante assistirmos a takeovers deste tipo,; pois o que sucer+a com os trabalhadores de ambos os grupos bancários?
A FUSÃO será melhor para os seus clientes, serão criados melhores produtos financeiros e aumentarão os lucros para os seus acionistas?

Só o tempo o dirá...

E em relação ao Estado, tempo é coisa que já não temos. Agora é tudo para "antes de ontem"...

abr...prof...

7 disse...

Depois desse teste só espero que ele não venha a dizer que tu erraste e qua a tua resposta passe a ser a dele perante os outros! É que além de uma possível mal chefia, era cobardia. Digo isto porque já vi a acontecer. Mas também poderia ser confiança na tua pessoa pela falta que ele tem na dele. Abraços

Nuno Raimundo disse...

BoAS 7PECADOS...

A tal "questão" que ele me perguntou era sobre algo que ele desconhecia mesmo e queria saber a resposta.

E mais te digo, se ele valoriza-se o meu trabalho, quando chega a altura das avaliações o poderia demosntrar, mas não e por isso tenho a certeza que não estava a testar-me pela positiva, para me premiar mas sim para acabar com a sua duvida.

abr...prof...

JOY disse...

Boas amigo Nuno,

Penso que a tua situação vergonhosamente tornou-se normal ,é normal os gestores publicos face aos maus resultados serem dispensados com generosas indemenizações pagas por todos nós, é normal gestores serem nomeados para os concelhos de administraçao de empresas sobre o qual nada sabem a não ser o vencimento mensal e as respectivas beneses .É claro que isto também acontece no privado mas ai está alguem a suportar ,no caso das empresas publicas estamos todos .

Um abraço
JOY

Nuno Raimundo disse...

BoAS Joy...

E é isso mesmo que me revolta.
Se não sabem do que se passa à sua volta andam lá a fazer o quê?

Somente a ganhar o seu ordenado e a importunar quem trabalha e resolve as coisas, apesar das ordens ou medidas erradas que tomam, para que no fim, o serviço ou produto prestado, chegue em condiçoes ás mãos dos seus utilizadores ou clientes...


abr...prof...