quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

SOS HIV - PORTADORES DE HIV VERSUS IGUALDADE DE OPORTUNIDADES...

Fui convidado pela ninho de cuco do Blogue "moendo café "para publicitar esta causa.
Aqui fica:

Vamos dar a palavra a portadores de HIV num debate de esclarecimento que pretende derrubar barreiras e tabus e ir tão longe quanto possível na humanização do tema.
Há pessoas que sofrem um isolamento, uma mentira e uma exclusão em resultado duma sociedade que culturalmente se atrasa por falta de informação que derrube os seus preconceitos.
A entrevista que publicaremos e que se pretende divulgar em todos os blogues amigos é um testemunho vivo que toca e que dói.
Não podemos aceitar que na família humana haja quem sofra sozinho essencialmente porque nós não somos capazes de os abraçar.
Junta-te a nós na defesa desta causa.
Este tema terá o seu núcleo duro no blogue SILÊNCIO CULPADO http://silencioculpado.blogspot.com/ em estreita coloboração com o blogue solidário SOL POENTE http://o-sol-poente.blogspot.com/ e o blogue da especialidade http://sidadania.blogspot.com/
Porque a discriminação é crime, porque a solidão é inaceitável porque precisamos ser gente capaz de entender, junta-te a nós para que sejamos muitos, todos, a erguer a nossa voz em torno desta causa.
NOTA: OS BLOGUES QUE PRETENDEREM ADERIR DEIXEM AQUI A SUA INDICAÇÃO OU EM lnsoares@aeiou.pt

9 comentários:

SILÊNCIO CULPADO disse...

O HIV ainda é visto como uma culpablização. Porém todos nós podemos ser, ou vir a ser, portadores de HIV. A informação de como prevenir ou lidar com a doença é fundamental para a nossa vivência. Como fundamental é a solidariedade e o carinho que devemos ter para com aqueles que já vivem este flagelo.
Uma sociedade evoluída não pode estigmatizar quem quer que seja.
Todos unidos não seremos demais para aproximar, para esclarecer e para denunciar as falhas dum sistema social que não corresponde às necessidades dos que dele precisam.
Obrigada, Profano, por aderires à causa.
Abraço

Nuno Raimundo disse...

OlÁ SILÊNCIO..

Estas causas são sempre dignas de serem publicitadas.


Bjs

Eternamente disse...

Profano
Todas estas situações relacionadas com os portadores de HIV deviam ter outro enquadramento nas preocupações dum estado social mas que não têm.
Fiquei com um nó na garganta ao ler a entrevista, prova de coragem e de um espírito superior que o Raúl demonstra ter.
Que esta onda de solidariedade signifique um combate cerrado aos preconceitos fruto do obscurantismo que a nossa educação ainda não se mostrou à altura de resolver.

Teu mais que tudo disse...

Nuno
Os preconceitos e as faltas de apoio revelam quanto estamos atrasados e mal informados e como as pessoas lidam mal com o HIV por causa da sua ignorância.
Gastam-se verbas astronómicas a promover o governo e os partidos políticos e para informar sobre a saúde não há dinheiro.
Este tema também deveria ser abordado nas escolas em aulas de educação sexual.

Nuno Raimundo disse...

BoAS...

ºlOUISE e JOSEPH...

aO LER A REFERIDA entreveista tb fiquei impressionado com tal depoimento.

O mal disto, é que as pessoas fazem juizos de valor pouco apropriados e talvez mesmo ridiculos sobre os doente com SIDA. muitas das vezes sequer sem saber o que significa, como se fica contagiado, etc.

E não se pode dizer que é falta de informação, pois nos dias que correm, quase que até é por demais.
O mal é que ninguém quer saber e não se importa com o seu semelhante.


bjs abr...prof...

carlos filipe disse...

A IGNORÂNCIA, sim a INGNORÂNCIA é o maior amigo do preconceito e o maior inimigo do calor humano.
Este testemunho vivo e o espaço SIDADANIA, que já visitei, são lições de vida extraordinárias. Assim os corações e as mentes estejam abertas para as receber.

Nuno Raimundo disse...

bOAS BORIS...
aSSIM O ESPERO.


ABR...PROF...

M.MENDES disse...

Onze anos de percurso com HIV é obra.
A forma como o amigo Raul amadureceu, moldou e tornou o seu carácter um exemplo de vida é algo de muito precioso e quase transcendental.
Apreciei a sua postura digna e senti-me revoltado com um país que não investe nos apoios fundamentais à vida e à educação dum povo.

Nuno Raimundo disse...

Boas m.m.mendonça...

O nosso país cada vez desenveste mais onde mais devia, na Saúde e na Educação.
E com gente dessa a governar-nos, somente gente como o Raúl para nos dar a coragem e continuar a combater os abusos que nos vão fazendo todos os dias.

abr...prof...