domingo, 8 de abril de 2007

UK Vs IRAN...

Já tudo se falou e comentou acerca da captura e posterior libertação dos soldados britânicos capturados pelo Irão. Mas efectivamente o que eles andavam lá a fazer? Espionagem?! Perderam-se?! Agora as teorias serão muitas... Mas o que aconteceu é deveras grave, pois os soldados ingleses “invadiram” um país soberano e assumiram esse facto, que entraram em águas iranianas. Não venho aqui fazer a defesa de Mahmoud Ahmadinejad (pois ele até nem precisa dela), mas ele tinha toda a razão do seu lado quando os capturou. E depois mais ainda, ao fazer o benemérito papel do presidente “bom” ao libertar os soldados sem o pedido de desculpas formais que pediu ao governo britânico, e este sim, teve de engolir um sapo bem grande, pois não soube lidar correctamente com a situação em si. Não se retractou nem pediu as desculpas obvias e obrigatórias, bem como não tomou a iniciativa de estabelecer as negociações diplomáticas necessárias para a libertação dos seus soldados, preferindo antes, fazer um comunicado irresponsável ao povo iraniano. Pois são atitudes arrogantes deste tipo que começam guerras... Nunca é de demais sermos cuidadosos na forma como se lida com o Irão, visto tratar-se de um país fundamentalista muçulmano onde as flutuações de opinião são grandes, e onde neste momento se está a tentar criar uma política nuclear. Já Ahmadinejad ganhou mais uns pontos a seu favor com tudo isto, restando apenas tentar usar esta demonstração de boa-vontade para tentar convencer o resto do mundo com a sua intenção quanto ao uso da energia nuclear que tanto quer usar.

4 comentários:

Ricardo disse...

Caro Profano,

Não é líquido, nem provável, que os soldados britânicos estivessem em águas iranianas. Estavam em águas iraquianas (não sou eu que o garanto nem defendo isso como uma certeza) numa área que já foi motivo de disputa mas que é actualmente iraquiana. As confissões valem o que valem, ou seja, provavelmente foram feitas sobre tortura.

Abraço,

Foxy disse...

Passei para desejar uma boa semana...

Nuno Raimundo disse...

BoAs Ricardo...
É bem possivél que tenham sido capturados em águas iraquianas e que até a confissão fosse tirada sob tortura, mas hoje em dia começo também já a desconfiar das "boas" intenções do ingleses, e até que ponto seria o tipo da missão destes soldados.
É que os ingleses apesar de começarem a citicar o governo norte-americano, ainda lá continua e quase com os mesmos efectivos militares.
Abraços Profanos

Nuno Raimundo disse...

OlÁ Foxy...
Obrigado pela visita...
Passa sempre...
A porta está aberta...
Bjs